Quarto e último volume de Persépolis chega este mês às livrarias brasileiras
Chega
no final deste mês às livrarias Persépolis # 4 (formato 16,5 x
24,5 cm, 104 páginas em preto-e-branco, R$ 31,00), último álbum da série
autobiográfica da iraniana Marjane Satrapi.
Em outubro de 2004, quando a Companhia das Letras lançou o primeiro volume, poucos conheciam essa premiada obra e sua autora. Quase três anos depois, a aposta da editora mostrou-se muito bem-sucedida.
A história foi evoluindo com o passar dos álbuns. No primeiro, Marjane Satrapi, então com 10 anos, viu a revolução islâmica sob a ótica de uma criança. O segundo focou a guerra contra o Iraque. No terceiro, ela se auto-exilou, aos 14 anos, na Áustria, onde quase morreu de frio. Agora, a autora/personagem narra seu retorno ao Irã, já adulta.
O cenário é pouco convidativo: amigos mortos ou mutilados, repressão, imóveis destruídos, insegurança. Pra piorar, Marjane se sente culpada. Mas é preciso encarar esse sentimento. Por isso, ela dá aulas de aeróbica, namora, faz novos amigos, se casa e, enfim, parte para a França, onde despontaria como uma das revelações dos quadrinhos mundiais nos últimos anos.
O
tomo inicial de Persépolis foi lançado na França, em 2001, por
uma pequena editora independente. Logo se tornou um fenômeno de crítica
e público e, no mesmo ano, foi premiado no Festival de Angoulême,
na França.
Rapidamente a série se espalhou pelo mundo, sendo publicada na Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Israel, Suécia, Finlândia, Noruega, Japão, Coréia do Sul, Hong Kong, Turquia e Estados Unidos.
Além disso, os dois primeiros volumes estão sendo adaptados para o cinema, como animação, com texto e direção de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud. Confira o site oficial da produção.
Marjane Satrapi nasceu em Rasht, no Irã, em 1969. A Companhia das Letras já anuncia que lançará outro trabalho da autora: Frango com Ameixas.