Quebra-Queixo - Technorama apresenta novos talentos
Quebra-Queixo é um anti-herói durão que trabalha para a Força Zero, um bando de super-heróis que combatem o crime na caótica mega-megalópole de Nova Fronteira, uma cidade onde o caos e o nonsense caminham lado a lado.
Criado em 1983 por Marcelo Campos, o Quebra-Queixo vem sendo publicado nas mais variadas formas com histórias cheias de violência e muito bom humor.
Agora, o esquentado personagem está de volta numa edição especial chamada Quebra-Queixo - Technorama: Volume I (formato 16,9 x 25,9 cm, 80 páginas), um lançamento da Devir, que terá cinco histórias com roteiros de Octavio Cariello e Marcelo Campos.
Os desenhos estão a cargo de Jefferson Costa, Fernando Cintra, Waldomiro Vitorino e Weberson Santiago (editor do fanzine Ainda?).
O talentoso artista de Recife, Rael Lyra, é o convidado desta edição. O álbum também conta com uma história desenhada pelo próprio Marcelo Campos, criador de todos os personagens.
Confira as histórias:
Quebra-Queixo - Seja você, sendo eu - Marcelo Campos (roteiro e arte);
Zédulixo - Presente Imperfeito - Octavio Cariello (roteiro) e Rael Lyra (arte);
Abantesma Jones - A Verdade Confusa - Octavio Cariello (roteiro) e Weberson Santiago (arte);
As Aventuras do Nego Simão na Pensão do Fim do Mundo - O Ponto de Fuga - Octavio Cariello (roteiro) e Fernando Cintra (arte);
Quebra-Queixo - Plano Divino - Marcelo Campos (roteiro) e Jefferson Costa (arte);
O prefácio é de Sérgio Codespoti (editor do Universo HQ), e a capa de Marcelo Campos.
Marcelo Campos fala do projeto
"Quando comentei com amigos sobre o projeto Quebra-Queixo - Technorama pela primeira vez, muitos se espantaram e me perguntaram por que eu convidaria outras pessoas para escrever e desenhar histórias de um personagem meu.
A resposta veio como uma pergunta: E por que não? Sempre me agradou a idéia de ver o Quebra-Queixo sendo reinterpretado, não só em termos de traço, mas também pelos roteiros com estilos, influências e concepções diferentes das minhas.
A maioria dos artistas tem extrema resistência em ver suas crias sendo modificadas por outros profissionais; alteração de pureza de suas criações, interpretações equivocadas do personagem, do universo e blá, blá, blá... Muitos autores vão torcer o nariz para esta afirmação, mas acho que o Quebra-Queixo permite isso. Este álbum é a prova.
Ao perceber o potencial dos alunos da Quanta Academia de Artes, da qual sou sócio, e a fome de produzir e publicar histórias em quadrinhos dessa garotada, sugeri à editora Devir que este espaço fosse uma oportunidade para a realização dos sonhos de alguns deles.
Gosto da idéia de que estou contribuindo com o mercado brasileiro de HQ apresentando novos talentos: Artur, Davi, Fernando, Jefferson, Waldomiro e Weberson; alunos, ex-alunos, funcionários e amigos.
Já meu sócio Octavio Cariello, além de participar com três roteiros, foi o "descobridor" do talentoso Rael Lyra, recifense "porreta" de quem ainda vamos ouvir falar muito!
Com Quebra-Queixo - Technorama dois grandes dsesejos meus tornam-se palpáveis: voltar a publicar meu personagem e ampliar publicamente o conceito da Quanta de transformar alguns sonhos de muita gente boa em realidade."