Quem matou o Vigia?
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo Marvel, divulgados na mídia norte-americana, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.
Faltando apenas dois números para chegar ao término, a sexta edição da minissérie Original Sin, de Jason Aaron e Mike Deodato Jr., revela quem matou o Vigia.
Original Sin (Pecado Original) funciona como um catalisador de mudanças, revelando diversos segredos dos heróis e vilões do Universo Marvel que eram conhecidos apenas do Vigia.
Alguns desses segredos, como, por exemplo, o fato de que a mesma aranha que mordeu Peter Parker – e lhe deu poderes – também picou outra pessoa, são retcons (uma retificação retroativa da história do personagem).
Em outros casos, como o de Ângela – personagem criada por Neil Gaiman na revista Spawn, mas que hoje faz parte dos Guardiões da Galáxia, da Marvel –, servirá para estabelecer a heroína dentro de seu novo universo, especificamente ligada a Asgard, Odin, Thor e Loki.
Depois de perseguir três vilões suspeitos pela morte do Vigia, um grupo de heróis descobre que o responsável mais provável é Nick Fury, o original. Ele está envelhecido, pois a fórmula infinito que lhe garantia longevidade está se esgotando em seu corpo, e protegido por androides sofisticados (LMDs – Life Model Decoys), com a sua aparência.
O grupo que o encontra inclui o Pantera Negra, Emma Frost, Dr. Estranho, Homem-Formiga, Justiceiro, Gamora, Soldado Invernal, Cavaleiro da Lua e Rocket Raccoon, antes da chegada do restante dos Vingadores.
Resta saber se essa revelação se sustentará até o final da série e qual será o impacto disso para a S.H.I.E.L.D. e o Universo Marvel.