Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Quinta edição da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus

26 janeiro 2023

A quinta edição da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus acontece na Biblioteca Pública do Amazonas (Rua Barroso, 57, Centro - Manaus/AM). O evento celebra artistas brasileiros e é realizado em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, celebrado no dia 30 de janeiro.

Entre os lançamentos anunciados para o evento está a HQ Death Hunt, obra inédita do roteirista Stan Lee, publicada pela Social Comics – além do argumento do lendário quadrinhista, o título, cuja história se passa em Manaus, conta com três amazonenses na sua equipe criativa: Ademar Vieira (roteirista), Raquel Teixeira (capista) e edição de Sâmela Hidalgo. Raquel, Samela e a artista paraense Tai Silva (colorista da obra) participarão do evento de lançamento do quadrinho, em Manaus.

Outro destaque do evento é o Artists’ Alley (feira de quadrinhos autorais) que, este ano, receberá artistas do Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e uma comitiva de artistas de Roraima. O evento terá uma parceria com a Feira Roraimense de Quadrinhos. Essa colaboração visa dividir custos e permitir que alguns dos artistas convidados do Amazonas possam participar em Roraima.

Entre os palestrantes, a quadrinista colombiana Sindy Infante, que ministrará a palestra Cozinhando Elefantes, Processo criativo da HQ. A autora é mestre em ilustração de livros infantis, autora da HQ Elefantes en el cuarto e coautora da HQ Recetario de sabores lejanos.

Este ano, o evento trará, além de artistas de quadrinhos, dois editores do mercado nacional para participarem de bate-papos e avaliações de portfólio com artistas. Outra novidade será a realização da primeira edição do Concurso Joaquim Melo, uma seleção para artistas da Região Norte. Os vencedores terão suas histórias publicadas no Social Comics em parceria com o evento.

O nome do prêmio é uma homenagem ao livreiro Joaquim Melo, proprietário da Banca do Largo, local onde foram realizadas todas as edições da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus.

A programação contará também com lançamentos de livros e revistas, oficinas, palestras, avaliações de portfólio e mesas de autógrafos. O cartaz do evento é assinado pelo artista plástico e quadrinista Igum D’jorge e mostra a fachada e o ambiente interno da Biblioteca Pública do Amazonas.

A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus acontece nos dias 28, 29 e 30 de janeiro; e dias 3 e 5 de fevereiro. A entrada é franca.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA