Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Representantes das artes gráficas buscam maior representatividade

7 novembro 2006

Os representantes dos profissionais das áreas de desenho, design, animação, humor gráfico e fotografia estão buscando, juntos, a criação de uma Câmara Setorial de Artes em Comunicação Visual.

Para tanto, o movimento elaborou uma carta que foi enviada para o Ministro da Cultura Gilberto Gil, pleiteando, entre outros assuntos, uma data para um seminário que vai definir as bases desse movimento, que visa uma maior representatividade e reconhecimento de áreas que são de grande importância para toda e qualquer nação democrática.

Confira abaixo o teor da carta enviada ao ministro, assinada pela Associação Brasileira de Webdesigners, Associação dos Cartunistas do Brasil, Associação dos Designers Gráficos, Fotosite e Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Para outras informações sobre o assunto, clique aqui.

Ao
Sr. Ministro da Cultura
Gilberto Gil

Prezado Ministro,

Pela primeira vez na história de nosso país diversas associações de ilustradores, cartunistas, fotógrafos, designers de web e designers gráficos se uniram em torno de um ideal comum e organizado: a criação de uma Câmara Setorial de Artes em Comunicação Visual. Esse movimento surgiu pois essas categorias não se sentem representadas pela já formada Câmara de Artes Visuais que atende, basicamente, aos interesses da produção de Artes Plásticas como museus, arquitetura, escultura e outros.

Essa posição se tornou uma realidade após dois anos de reuniões e diálogo entre as áreas representativas com acompanhamento do Ministério da Cultura através da Funarte. Assim a Associação Brasileira de Webdesigners, Associação dos Cartunistas do Brasil, Associação dos Designers Gráficos do Brasil, Fotosite e a Sociedade dos Ilustradores do Brasil conseguiram através de seu movimento nacional conquistar o seminário para a formação de uma Câmara própria.

Há apenas 10 dias do seminário, de termos toda a organização nacional e mídia mobilizadas, recebemos um comunicado da Funarte nos informando que, diante da proximidade das eleições, não haveria mais condições de se realizar o evento marcado há dois meses e que aconteceria nos dias 05 e 06 de outubro deste ano. O mesmo comunicado informa que, caso o seminário venha a acontecer, tratará da inclusão de todas essas categorias na câmara já existente, solução que repudiamos com veemência. Basta olhar o texto produzido pela Câmara de Artes Visuais para se detectar que não há pontos de interesses comuns entre as áreas, fato percebido não só pelas categorias mas pelos próprios técnicos do Ministério da Cultura.

Temos certeza de que o governo não vai ignorar a voz de profissionais da área de desenho, design, animação, humor gráfico e fotógrafos que através de seu trabalho atendem a quase todos os cidadãos dessa nação pela mídia onde atuam. É um público maior que o de cinema, maior que o de teatro, maior que o de circo, maior que o de literatura mas que sempre foi relegado à segundo plano pela elite cultural de um Brasil antigo e sem olhos para nosso futuro.

Portanto, nossa posição é a de manter o seminário no mês de novembro em data a ser estudada pelas partes, rapidamente, na possibilidade de ser realizado no Rio de Janeiro ou em São Paulo onde temos local para tal. No seminário seriam acertados os pontos de vista de nosso movimento e o do Governo para o lançamento de nossa Câmara Setorial e aprovação do Ministério da Cultura para a primeira formação dos nossos representantes. Não deve haver radicalismo das duas partes mas a constatação de uma solução compartilhada.

Sabemos da boa vontade do Ministro, principalmente por seu histórico de luta na ditadura onde também o humor gráfico foi primordial para o movimento nacional de volta à normalidade democrática. Agora todos nós lutamos pela sua manutenção e aprimoramento por um canal de representatividade do setor junto ao Governo Federal.

Esse é um momento histórico para todos nós.

Aguardamos com expectativa sua resposta para que possamos continuar no processo de valorização de nossa categoria de profissionais.

Atenciosamente,

Associação Brasileira de Webdesigners
Associação dos Cartunistas do Brasil
Associação dos Designers Gráficos
Fotosite
Sociedade dos Ilustradores do Brasil

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA