Revista dos Novos Titãs terá super-herói gay
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo DC, divulgados na mídia norte-americana, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.
A nova série dos Novos Titãs trará mais uma novidade, mantida em sigilo até agora: um personagem gay. A revelação foi feita no blog do desenhista Brett Booth.
Miguel Jose Barragan foi criado em uma pequena vila do México chamada El Chilar. Ele é muito amado pela família. Sua opção sexual nunca foi problema, sendo conhecida e aceita tanto pelos familiares quanto pelos demais moradores da vila.
O objetivo de Booth e do escritor Scott Lobdell é apresentar um personagem interessante e cuja homossexualidade não é algo a ser escondido. "Nossa revista será sobre diversidade, todos os tipos de adolescentes se reunindo e ajudando um ao outro. É uma linha tênue a seguir", declarou o artista.
"Os outros super-heróis gays parecem heterossexuais. Agem dessa maneira e apenas parecem ter relações com pessoas do mesmo sexo debaixo das cobertas ou nas sombras. Claro, de vez em quando aparece um beijo, mas isso é tudo. Ele será, sim, mais afeminado que outros personagens gays dos quadrinhos, mas queremos mostrar de uma maneira bem positiva", afirmou Booth.
Entretanto, o desenhista disse que não serão mostradas cenas picantes sobre o tema. Já acerca de como abordar o assunto em uma revista cujo público-alvo são os mais jovens - talvez até crianças -, ele foi claro: "A maioria não saberá ou não se importará. O personagem não será ativista, falando sobre o orgulho de ser gay. Nem vamos falar isso na revista, mas você o verá e saberá. Não é preciso afirmar em letras garrafais. Ele é apenas um cara feliz, amável e divertido", explicou.