Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Revista GrapHiQ virou Roberval

8 dezembro 2004

Mario LatinoO nicaragüense Mário Latino (Mário Latino Munoz), que mora em Suzano/SP, acaba de mudar o visual da sua revista própria de quadrinhos.

Depois de 20 números, a GrapHiQ virou Roberval. Assim, o personagem bonachão, um cartunista que trabalha dentro de casa enquanto a mulher "rala" numa repartição pública, passa a ser o centro das atenções do mundo do Latino, e o filho do casal, Junior, se afirma como uma criação quase tão importante quanto o protagonista.

Roberval (criado em 1996) é um personagem metalingüístico, que mostra as desventuras de um desenhista e sua pouca grana e sucesso. Na Roberval #1, aparecem também tiras do Agente Secreto 000125.

Numa comparação, Roberval é bem maior em formato do que a GrapHiQ e traz a capa colorida, o que favorece o traço do Latino. Mas os leitores, com certeza, vão sentir falta de outros toques que a GrapHiQ tinha: notícias de quadrinhos e entrevistas. Imaginamos que isto tem a ver com o fato de que a Roberval saiu no peito, sem nenhum patrocinador. Vamos esperar mais "robervais" para ver se o Latino continua tornando a família do cartunista ainda mais singular, o que pode favorecer o reconhecimento do nosso nicaragüense adotado.

Um retrato bem próximo do Latino e de sua carreira (embora não seja atual) foi publicado pelo pessoal do Cosmo HQ (associado à Agência Cosmo, de notícias do interior de SP).

Na página eletrônica do Latino, ainda chamada GrapHiQ Brasil, você encontra tiras diárias.

No sita da Nona Arte, também tem tiras do Mario Latino, ao lado de André Barroso, Cedraz, Flávio Luiz, Galvão e Lor.

Roberval
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA