Confins do Universo 214 - Assim como nossos pais...
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Rob Liefeld provoca debate no Twitter após sua saída da DC

27 agosto 2012

Rob Liefeld

Na semana passada, Rob Liefeld anunciou sua saída da DC Comics e citou como um dos principais motivos para ter tomado tal decisão o estresse causado pelas mudanças que eram solicitadas pela equipe editorial.

Nos dias que se seguiram ao anúncio, Liefeld falou bastante sobre o caso, por meio de seus perfis no Twitter e Facebook. E falou tanto que acabou provocando algumas brigas nas redes sociais.

A primeira delas foi com Tom Brevoort, editor da concorrente Marvel. Quando perguntado por um leitor se Liefeld teria lugar na "Casa das Ideias" depois da saída dele da DC, Brevoort disse que "depois de toda a faísca que ele soltou no Twitter, não posso dizer que estou com pressa de vê-lo chegar".

A resposta de Liefeld foi rápida. "Alguém me disse que aquele perdedor do Brevoort falou besteira sobre mim, hoje. Desisti dele há algum tempo. Desculpe terem passado por cima de você para o cargo de editor-chefe. Supere e volte a fazer suas misturas de Vingadores e X-Men", provocou.

Liefeld também chegou a ofender o desenhista Scott Clark, que trabalhou com ele na série do Bandoleiro, mas logo depois deletou a postagem.

Tom Brevoort

"Você continua um doce, Rob. Não mude. E, a propósito, fique à vontade para dizer isso na minha cara, seu valentão irresponsável", retrucou o editor.

Depois, a discussão foi com Scott Snyder, o escritor das revistas do Batman e do Monstro do Pântano. Tudo começou porque Liefeld tornou públicas algumas mensagens trocadas entre os dois durante uma conversa privada.

A conversa entre eles era sobre Batman, que hoje é o título mais vendido da DC. Liefeld afirmava que o sucesso das vendas deve-se ao personagem, enquanto Snyder defendia o trabalho que vem fazendo com o personagem ao lado do desenhista Greg Capullo. Mais uma vez, ele foi ofensivo e xingou o escritor.

A discussão durou mais algumas trocas de mensagens, até Liefeld divulgar abertamente toda a conversa e Snyder decidir dar o assunto por encerrado, já que tal atitude diz tudo que haveria para dizer sobre seu ex-companheiro de editora.

Os anos passam e parece que Liefeld não muda seu jeito de ser. Os problemas quando foi expulso da Image Comics foram ainda piores, mas naquela época não existia Twitter nem Facebook para ele tornar a confusão pública.

Para encerrar o assunto, o desenhista Pete Woods fez uma declaração sobre as constantes reclamações de Rob Liefeld sobre interferências editoriais nas suas histórias.

Scott Snyder

"Engraçado, antes da reformulação ouvi muita gente reclamando que a cronologia estava toda errada e ninguém tinha um plano. Li algumas das reações ao que o Sr. Liefeld andou dizendo sobre a equipe editorial e a maioria das reclamações dele é sobre a DC ter um plano. Agora, reclamam que a DC está sendo muito restritiva", argumentou.

"Existe um plano. Vi partes dele. Tenha em mente que são 52 revistas que os editores estão tentando fazer com que concordem entre si. Concessões são feitas constantemente, mas existe um formato para tudo isso. Considerando o que eles estão tentando realizar, acredito que a equipe editorial merece uma folga".

Woods relembrou ainda da expulsão de Liefeld da Image, pois ele trabalhava na WildStorm quando aconteceu a reunião em que a decisão foi tomada. "Não entrarei em detalhes, mas Rob é um cara apaixonado pelas coisas que faz e suas reações nos últimos dias estão em consistência com o tipo de pessoa que ele é".

A postagem do desenhista pode ser lida, na íntegra, em seu Facebook.

A DC Comics preferiu não entrar no debate e não se pronunciou oficialmente a respeito.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA