Saiba de mais detalhes sobre o selo Epic, da Marvel
Como você já viu aqui no Universo HQ, a Marvel resolveu ressuscitar o selo Epic, voltado para quadrinhos autorais e com uma linha editorial diferente do Universo Marvel tradicional.
Dessa vez, a idéia é de que qualquer pessoa (inclusive você que está lendo esse artigo) possa enviar a proposta de um projeto, seja com um personagem da editora ou uma criação própria, de qualquer estilo. Depois de aprovado, toda a produção fica por conta do autor.
A "Casa das Idéias" divulgou novos detalhes e algumas regras de como o criador deve proceder. Então, se você pretende apresentar alguma idéia, preste atenção.
Escritores
A editora quer scripts para uma história de 22 páginas. Não mande propostas de minisséries ou aventuras de mais páginas. Uma vez aceito, será discutido o melhor formato para publicação. Um modelo está disponível no site. O autor precisa ainda enviar os formulários Idea Submission Form e Epic Writers Work Made for Hire Agreement, caso o personagem pertença à Marvel. Nessa última alternativa, algumas observações:
1- O que você criar para a Marvel se torna de propriedade da editora. Uma vez que o material é aceito e pago, os direitos como criador são extremamente limitados.
2- Depois de comprada, o autor não pode usar a história em outro lugar.
3- O material pertencerá à editora. Isso quer dizer que eles podem alterar, explorar de outras maneiras, tirar seu nome ou qualquer outra coisa que desejarem. Pertence à editora, não a você.
4- Com a proposta aceita, os escritores receberão US$ 500. De acordo com o andamento do projeto, os pagamentos serão feitos segundo o contrato Work Made for Hire Packaging Agreement.
5- Se um personagem é criado, o autor será pago de acordo com a política da editora. Entretanto, o que se constitui como um "novo personagem" é de decisão da Marvel.
Mas se a proposta não se passa no Universo Marvel, nem inclui personagens dele, será enviado para o autor do projeto o contrato de Epic Creator-Owned Agreement, para publicações autorais.
Envio de propostas
É preciso que quem se proponha a enviar idéias tenha consciência de algumas coisas.
1- A editora está sempre desenvolvendo personagens, histórias e conceitos, que podem ou não ser similares ao seu projeto. Se sua idéia é Novos Guerreiros: A Ressurreição, e a Marvel anunciar um mês depois Novos Guerreiros: O Retorno, que vinha sendo desenvolvido com outros escritor, paciência.
2- A editora não tem a obrigação de devolver a proposta enviada, ou explicar porque ela foi rejeitada.
3- Você garante que a idéia é sua e somente sua. Se outra pessoa estiver envolvida, fale, ou enfrente as conseqüências legais mais tarde. Se outra pessoa colaborou com o projeto e descobrir que foi deixado de fora, a reclamação será com você, não com a editora. Ou seja, quem mentiu foi você, não a Marvel.
4- Nada do que for enviado será considerado de natureza confidencial, e não serão aceitas propostas nessas circunstâncias. Se for usar um pseudônimo, a Marvel precisa saber quem você é de verdade.
5- Todas as idéias precisam ser apresentadas por escrito.
6- Se tiver algum problema com a editora, os danos não excederão US$ 5000. É preciso levar a reclamação até seis meses depois da publicação de sua idéia.
A editora pede ainda para que não sejam enviadas idéias de escritores e desenhistas em conjunto.
Informações específicas para desenhistas, arte-finalistas, coloristas e capistas, além de outros detalhes, são encontrados no site oficial da Epic.