Samanta, tira de Alberto Alpino, já está em quatro jornais
Alberto Alpino, quadrinhista capixaba, já foi notícia no Universo HQ, quando sua personagem Luzia estrelou a edição Bem + Q Tiras, ao lado de Marly, do veterano Milson Henriques.
Agora, ele volta à cena com Samanta, tira que passou a trabalhar há alguns meses e já está em quatro jornais do País: A Gazeta, de Vitória; A Crítica, de Manaus; O Sul, de Porto Alegre; e Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro.
A carreira de Alpino começou em novembro de 2001, no Caderno Dois do jornal A Gazeta, com a tiras Luzia. Em 2003, o autor passou a utilizar o espaço para testar novos personagens, até encontrar um que tivesse uma melhor resposta do público.
"Fiz a série A Doce Vida, publicada há um ano aos sábados e domingos. São charges em quadrinhos, quase sempre com um único quadro. Também apresentei ao público o super-herói Super-Dog, que ganhou seus poderes ao ser mordido por um cachorro radioativo. Mas a melhor resposta veio com Samanta", explica Alpino.
A personagem começou a sair há cinco meses, aproximadamente, sempre às quintas e sextas-feiras. "Então, o pessoal da Intercontinental Press (uma empresa que licencia HQs) me ligou e pediu algumas amostras para apresentar para o jornal O Sul. Eles gostaram e pediram as tiras em cores para um caderno de quadrinhos", conta o autor.
Curiosamente, o jornal gaúcho fez uma exigência: que a personagem passasse a se chamar Samanta, em vez de Sam, como é publicada no A Gazeta.
Assim como acontece com muitos criadores, Alpino batizou sua personagem com o nome de sua filha, de dois anos. Mas a Samanta das tiras é uma jovem mulher que ambiciona subir na carreira profissional, ao mesmo tempo em que busca encontrar o "senhor perfeito". Ela trabalha numa empresa de exportação, a VAPT!, de propriedade do suspeitíssimo Sr. Coelho.
Samanta divide o aluguel do apartamento com a esotérica e deprimida Milu, além do cachorro Platão. Em seu prédio, elas convivem com diversos tipos urbanos e neuróticos.
Curiosamente, nas tiras Samanta batalha pela sua ascensão profissional, mas é na vida real que ela vem "cavando" importantes espaços para seu autor mostrar seu trabalho. Que continue assim.