Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Selo editorial Super-X resgata Cisco Kid de José Luis Salinas

16 agosto 2023

Termina nesta sexta-feira, 18 de agosto, a campanha de financiamento coletivo no Catarse do primeiro volume da série de álbuns de luxo de Cisco Kid (formato 27,5 x 20 cm, 144 páginas), obra-prima de José Luis Salinas, que chega ao Brasil depois de ter sido lançada na Espanha em edições com todas as tiras do personagem totalmente restauradas.

Esse delicado trabalho restituiu a arte das tiras originais de Salinas tal qual foram impressas pela primeira vez em 1951, a partir de um paciente trabalho de recuperação realizado em Portugal por Manuel Caldas, renomado restaurador de HQs antigas.

Este volume – nomeado de Lucy, Flor Rubra & Belle –, traz de volta, 72 anos depois, as primeiras tiras diárias da obra máxima de Salinas, publicadas nos Estados Unidos de 15 de janeiro a 13 de outubro de 1951, com roteiro de Rod Reed.

No Brasil, o Cisco Kid de Salinas foi publicado pela primeira vez pela Ebal, de Adolfo Aizen, no Almanaque de Álbum Gigante para 1953 (que saiu no final de 1952) com as duas histórias iniciais da série. Mas o personagem foi publicado também em vários jornais pelo país e, ao longo dos anos, passou por diversas editoras, como a GEA - Grupo de Editores Associados, a RGE - Rio Gráfica e Editora e a Vecchi.

Sua última publicação no Brasil foi num álbum com lombada quadrada e formato magazine lançado pela editora gaúcha L&PM em setembro de 1987, já com todas as tiras de Salinas bastante deterioradas. Agora, o personagem está de volta, em edição de colecionador, pelo selo Super-X.

O selo nasce da junção das experiências do editor e restaurador de quadrinhos, Francisco Ucha, que já vem publicando, de forma independente, clássicos dos quadrinhos nacionais, e Toni Rodrigues, publicitário e grande conhecedor da história dos quadrinhos no país.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA