Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Selo Lorobuono Fumetti, da Editora 85, estreia com dois lançamentos

11 fevereiro 2022

A Editora 85 lançou um selo editorial para poder trazer mais quadrinhos italianos junto às campanhas no Catarse que já vem realizando. É o selo Lorobuono Fumetti, que conta com a curadoria de Ricardo Elesbão.

“A Editora 85 nasceu em 2018 e desde então trouxemos 22 títulos, e a intenção é trazer muito mais. A entrada do Ricardo fortalece ainda mais o nosso trabalho”, ressaltou o editor Leonardo Campos.

Ricardo Elesbão é agrônomo e tem como paixão a Bonelli e os quadrinhos. “Leio quadrinhos Bonelli desde 1978 e sempre quis trabalhar de alguma forma com esta mídia. Após muitas conversas e aconselhamentos, inclusive do jornalista e editor Sidney Gusman, surgiu a ideia de lançar um selo editorial”, destaca Ricardo. “Devido à amizade e ao reconhecimento do grande trabalho, resolvi me associar ao Leonardo Campos, uma pessoa que admiro muito”.

O nome Lorobuono Fumetti é uma brincadeira com o sobrenome de Ricardo. Elesbão acabou virando TheyGood (Eles Bom) em uma brincadeira de um amigo, e discutindo a criação do nome do selo, Campos sugeriu Lorobuono. “Loro” remetendo a “eles”, em italiano, e “Buono” a “bom”.

“A marca com o papagaio remete ao próprio Sergio Bonelli, sua relação com o Brasil e seu amor pela Amazônia. O que fez ele criar até mesmo o personagem Mister No, cujas aventuras são no Brasil", destaca Ricardo. Mister No Especial é publicado pela Editora 85 no Brasil.

Ricardo, além de ajudar como consultor de vários títulos para várias editoras, também está à frente do portal e do grupo Confraria Bonelli, um dos principais locais na internet que se divulga as obras da Sergio Bonelli Editore.

Para 2022, a Lorobuono Fumetti promete lançar ao menos três títulos. Dois deles já foram anunciados e um já está com campanha no Catarse no ar: Saguaro - O Agente Navajo, obra de Bruno Enna (Dylan Dog, Mickey) conta a história do índio Navajo Thorn Kitcheyan, que acaba retornando à Reserva Navajo após lutar na Guerra do Vietnã. Ele encontra outra guerra e se une ao FBI para combater a criminalidade na reserva indígena em que nasceu.

O primeiro volume de Saguaro contará com cinco histórias em 484 páginas e formato italiano (15,5 x 21 cm). Já é possível conhecer e apoiar a obra clicando aqui.

A outra obra anunciada é 1968 (Cani Scolti), obra de Gianfranco Manfredi (Mágico Vento, Face Oculta, Shanghai Devil) com histórias ilustradas pelo brasileiro Pedro Mauro (Adam Wild, Mugiko).

Lançada pela Bonelli em 2018 no selo adulto Audace, 1968 contará a história de seis estudantes que se envolvem aos movimentos estudantis de 1968 na Itália e o impacto desse período ao longo de suas vidas. “A história é extremamente interessante, ambientada em lugares que o Manfredi passou a infância. O Pedro fez uma pesquisa absurda de lugares que ele nunca foi. Pude comparar as locações com as páginas dele e se trata de algo muito perfeito”, enfatizou o jornalista e tradutor Thiago Gardinali.

A primeira edição tem previsão para entrar no Catarse em maio com as quatro primeiras histórias compiladas em um volume em formato italiano com bookplates autografados por Pedro Mauro.

“O selo Lorobuono Fumetti é a realização de um sonho que demoraria 10 a 15 anos para se realizar. Espero que todos curtam e aproveitem os quadrinhos que traremos pois são escolhidos à dedo, com histórias que irão chamar a atenção dos leitores”, convida Ricardo.

Acompanhe as novidades do selo Lorobuono através de suas redes sociais: Instagram e Facebook.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA