Série européia XIII ganha videogame
Por aqui, infelizmente, poucos leitores o conhecem, mas, na Europa, a série XIII, de Jean Van Hamme (roteiro) e William Vance (desenhos), vem encantando milhões de leitores em todos os países onde é publicada. No Brasil, a Meribérica chegou a lançar cinco de seus álbuns.
Tamanho sucesso fez com que o personagem migrasse para o mundo dos videogames, em versão para consoles e computadores PC. O lançamento ocorrerá na França, em setembro, pela Ubi Soft Entertainment.
Outra prova da popularidade de XIII é que David Duchovny, o agente Fox Mulder, do seriado Arquivo X, fará a voz do personagem principal. Também está no elenco de dubladores, como o General Carrington, o veterano Adam West, que interpretou Batman no seriado de TV da década de 1960.
O jogo é no formato primera pessoa, no qual tem-se que disparar em quase tudo que move, o jogador adquirirá a personalidade do enigmático XIII, um homem solitário e amnésico que busca descobrir a tatuagem que carrega em seu ombro e distinguir quem são seus amigos e inimigos nas suas aventuras e investigações.
Os fãs das suas HQs certamente estarão um passo à frente dos que são apenas jogadores de videogame, pois muitas pistas necessárias para solucionar os mistérios estão nas páginas dos álbuns. Basta consultar.
A utilização de cores chapadas, a estética dos personagens (muito parecida com a arte de Vance) e a inclusão de onomatopéias e vinhetas com sentido narrativo e interativo prometem fazer de XII uma real e definitiva fusão de quadrinhos e videogames.