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Sindicato de autores de quadrinhos na França fará manifestação contra editoras

30 abril 2010

Groupement des Auteurs de Bande Dessinée

O Groupement des Auteurs de Bande Dessinée (Associação dos Autores de Histórias em Quadrinhos), grupo ligado ao SNAC - Syndicat National des Auteus et Compositeurs, entidade francesa que luta pelos direitos dos autores de histórias em quadrinhos, está mobilizado numa ação contra a atual estrutura da publicação digital de quadrinhos no mercado franco-belga.

A mobilização começou no final de janeiro, no Festival de Angoulême,
numa palestra cujo tema era as novas práticas editoriais e o perigo que isso
representava para os autores.

SNAC - Syndicat National des Auteus et Compositeurs

Com a entrada do consórcio de 12 editoras (Bamboo, Casterman, Circonflexe, Dargaud, Dupuis, Fei, Fluide Glacial, Grand Angle, Jungle, Kana, Le Lombard e Lucky Comics) no mercado digital, no site Izneo, em março, seguida pela entrada da Glénat e da Ave! Comics, a ação do Groupement des Auteurs de Bande Dessinée/SNAC se intensificou.

Foi criado um abaixo-assinado, chamado Apelo Digital, que já conta
com mais de mil assinaturas, inclusive de artistas de renome como Lewis Trondheim,
Joann Sfar, Manu Larcenet, Florence Cestac, Riad Sattouf e Charles Berberian.

Os defensores dos direitos dos autores lamentam a total falta de consulta aos artistas e escritores na forma de se fazer a transposição das obras para o mercado digital, resultando numa leitura que nem sempre é agradável.

Mas o problema central envolve temores futuros relativos a perda de receita para os autores.

Fabien Vehlmann

Segundo o escritor Fabien Vehlmann, atualmente os autores recebem entre 8% e 12% em royalties sobre preço de capa de um álbum publicado. Um álbum custa em média entre 10 e 15 euros (entre R$ 22,90 e R$ 34,35 reais). O resto do valor é dividido entre custos de produção, manufatura, impressão, distribuição e promoção.

Considerando royalties de 10% sobre um preço de capa médio de €
13,00 (R$ 29,77), o autor estaria recebendo € 1,3 (R$ 2,97) por álbum.
As tiragens na Europa estão na casa dos milhares e até milhões de exemplares
(como no caso de Asterix), e os álbuns permanecem em catálogo por
décadas.

Só para exemplificar a questão, um álbum de autores famosos, com uma venda de 500 mil exemplares (algo que não é tão raro no mercado franco-belga) pode gerar facilmente € 50.000,00 (R$ 114.500,00) em lucros para seus autores, apenas na primeira edição.

As editoras querem que esta estrutura de divisão de custos e lucros permaneça
a mesma para as edições digitais, que estão sendo vendidas com um valor aproximado
situado entre € 3,00 (R$ 6,87) € 5,00 (R$ 11,45), sem a maioria
dos custos de impressão, manufatura e distribuição física (embora exista o
custo de adaptação dos arquivos para a plataforma digital utilizada e o uso
de um canal digital de distribuição).

Com isso, os autores passariam a receber entre 8% e 12% em royalties sobre os € 5,00 (R$ 11,45), ou seja, considerando royalties de 10% sobre o valor máximo de € 5,00 os autores receberiam € 0,5 (R$ 1,14) por edição digital.

A médio prazo, isso pode significar que os autores teriam que vender no mínimo
o dobro de álbuns para manter seus salários atuais. Isso sem mencionar que
nem todas as editoras estão pagando os royalties sobre os álbuns
digitais e que os mecanismos independentes de verificação de vendas online
são novos e não possuem a mesma força e credibilidade dos sistemas tradicionais
de verificação de tiragem e distribuição em papel.

Diante disso, um protesto ocorrerá no dia 5 de maio, com a criação de um mural digital de protesto, chamado de dazibao numerique (dazibao é um termo chinês, relativo aos murais com temas políticos relativamente comuns naquele país), com textos, imagens, vídeos, desenhos, pinturas e fotografias.

O evento ocorrerá às 20h, no bar Les Furieux, rue de la
Roquette, 74, em Paris, na França. O bar fica no 11e arrondissement
de Paris, um bairro notável por suas história de revoltas e protestos políticos,
desde a revolução francesa.

O dazibao numerique será apresentado à imprensa e o conteúdo estará disponível no site da entidade.

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