Stan Lee participou da criação de Aliados da Amazônia, livro que está sendo lançado agora
Hoje, dia 12 de novembro, completa um ano da morte de Stan Lee, o cocriado do Universo Marvel e de personagens como Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Hulk, Thor, Homem de Ferro, X-Men e vários outros.
Esta foi a data escolhida para a editora FTD Educação lançar, em parceria com a Stan Lee Kids Universe, o livro Aliados da Amazônia (160 páginas, capa cartonada).
Ao lado de dois de seus parceiros, os cineastas Frederico Lapenda e Terry Dougas, Stan Lee elaborou o projeto desta uma obra infantil, com características brasileiras, que destaca a importância da Floresta Amazônica para o mundo. Para dar corpo à ideia, o trio chamou o escritor Gabriel Chalita, que criou esta aventura de personagens com superpoderes que vão se unir para derrotar uma criatura do mal, capaz de destruir o equilíbrio da floresta. As ilustrações são de Bruno Miranda.
A história, com inspiração no universo dos super-heróis, se dá quando os animais da Amazônia viviam em harmonia. Essa paz, porém, acaba de ser abalada. Lamal, monstro que se serve de mentiras e disfarces para ameaçar a vida, ressurge após ser libertado das profundezas da terra durante uma escavação realizada por formigas. Desavenças entre os seres da floresta começam a surgir e são, cada vez mais, frequentes. Ao que parece, podem estar sendo causadas por essa criatura malévola.
Para evitar que o caos tome conta, quatro figuras, com incríveis poderes, que representam os elementos da natureza: Gabe, o uirapuru (ar); Serena, a vitória-régia (água); Nina, a tartaruga (terra); e Duca, o macaco (fogo), unidos por um propósito e pela amizade, vão investigar o que está acontecendo e farão de tudo para resgatar os valores essenciais capazes de trazer o equilíbrio e a harmonia social.
Ao longo da narrativa, o leitor poderá conhecer mais sobre as lendas da região, personagens folclóricas como o Anhangá - figura que inspirou a criação de Lamal -, e diversas espécies de animais típicos da região.