Tira da série a.C. é acusada de ofender o islamismo
Confusão à vista! O Conselho de Relações Américo-Islâmicas - CRAI está acusando o quadrinhista John Hart, autor da tira diária a.C., publicada no Washington Post e em diversos jornais brasileiros, de ofender a religião muçulmana.
Numa de suas tiras, Hart desenhou um personagem caminhando, de noite, até um banheiro. Logo após o primeiro quadrinho, há a onomatopéia SLAM (comumente usada nestas ocasiões pois na língua inglesa significa batida, pancada ou ruído violento), e, em seguida, o homem fala: "Is it just me, or does it stink in here?" (algo como "Só eu estou sentindo ou está fedendo aqui?").
Além da "coincidência sonora" da onomatopéia, a tira é acusada de falta de respeito, por mostrar seis luas crescentes (veja o desenho), o símbolo da religião islâmica.
Para Ibrahim Hooper, representante do CRAI, a ofensa, por meio de uma piada sem graça, foi evidente. Já John Hart manifestou surpresa com o assunto. "Meu Deus. Isto é incrível. A tira não tem nenhuma intenção de atacar o islamismo. É contra as minhas crenças me meter com outras religiões", defendeu-se.
Agora, é esperar o desenrolar da história. Que cada um faça seu julgamento.