Tokyopop reorganiza sua estrutura nos Estados Unidos e Japão
A
editora Tokyopop
anunciou, no dia 4 de junho, uma total reorganização de suas atividades
nos Estados Unidos e Japão.
O grupo terá duas partes distintas, a Tokyopop Media LLC., responsável pela divisão digital e de adaptação de quadrinhos para outras mídias; e a Tokyopop Inc., que funcionará como a editora propriamente dita.
Com esta reorganização, 39 funcionários foram demitidos.
Stuart Levy, diretor executivo da empresa, lamentou a demissão dos funcionários, e afirmou que a divisão permitirá que o grupo seja mais competitivo e possa explorar melhor as novas oportunidades do mercado.
John Parker assumiu a diretoria da editora, assessorado por Marco Pavia. Mike Kiley é o principal executivo da Tokyopop Media, e Levy responde pela supervisão de todo o grupo.
Parker explicou que seu objetivo é reduzir o número de lançamentos por ano, concentrando-se nas séries de maior sucesso e em novos títulos que tenham forte apelo de público.
O setor japonês do grupo será dividido da mesma maneira, com uma empresa supervisionada pela Tokyopop Media e outra pelo editorial. Aparentemente, as operações do braço europeu da empresa não será afetado pela reestruturação.
A Tokyopop é uma empresa americana fundada em 1997 com fortes vínculos com o Japão, e é um dos principais distribuidores de mangá nos Estados Unidos, com títulos como Sakura Card Captors, Sailor Moon, Peach Girl, Beck e Battle Royale, entre outros. A organização também opera na Alemanha e na Inglaterra.