Traço, Humor & Cia., uma exposição imperdível na FAAP, em São Paulo
Por Sidney Gusman, sobre o press release
De 25 de maio a 29 de junho de 2003, os fãs das artes gráficas têm programa obrigatório em São Paulo. Trata-se da exposição Traço, Humor & Cia., realizada pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado, no Salão Cultural do Museu de Arte Brasileira (Rua Alagoas, 903 - Pacaembu - Tels.: 0XX-11-3662-7198/7204), nos seguintes horários: terça a sexta, das 10 às 21h; e sábados, domingos e feriados, das 13 às 18h. A curadoria é de Denise Mattar e a cenografia é assinada por Guilherme Isnard.
A exposição mapeia a trajetória da ilustração, da charge, da caricatura e do cartum na imprensa brasileira, de forma interativa e bem-humorada, contando, a partir de obras dos principais artistas gráficos do País, a história do traço no decorrer dos dois últimos séculos.
Afinal, hoje, mesmo em tempos de fotografias digitais e o computadores, as publicações ainda têm no traço de humor um dos suportes ilustrativos mais criativos e eficientes.
A imprensa brasileira só obteve permissão oficial de funcionamento no início do século XIX, com a chegada da família real ao País. Já nas primeiras publicações pode-se constatar a importância do desenho, que ilustrava os títulos, as situações cotidianas, as propagandas e, principalmente, as charges políticas.
Todo jornal ou revista tinha um grande caricaturista. O humor crítico contido no traço dos artistas gráficos sempre foi o principal tempero da imprensa nacional.
"O mais importante desta exposição é mostrar que, apesar de toda a tecnologia existente, nada pode prescindir da mão humana. O humor, dom exclusivo do ser humano, possibilita que, através do riso, possam ser ditas as verdades mais trágicas", declara Denise Mattar, curadora da exposição.
A exposição será dividida nos seguintes núcleos:
Traço e Imprensa: as artes gráficas, a ilustração e a caricatura no Brasil
Um painel dos jornais e revistas de 1831 a 2003, possibilitando a visão histórica do desenvolvimento das artes gráficas no Brasil e a evolução do traço através dos tempos.
Serão apresentados originais das principais revistas editadas no País, como A Lanterna Mágica (1844), O Arlequim (1867), O Mequetrefe (1875), Revista Illustrada (1876), O Malho (1902), Tico-Tico (1905), O Cruzeiro (1928) e muitas outras.
Além da beleza plástica do conjunto, há algumas surpresas muito divertidas, como uma capa da Revista Veja de 1971, ilustrada por Ziraldo, que mostra a estátua da liberdade de nariz empinado, arrastando a cauda do vestido, com a manchete: Os Estados Unidos e o mundo mais afastados.
O Traço Brasileiro
Cerca de 100 originais, alguns raríssimos, dos principais ilustradores e caricaturistas brasileiros, realizados com técnicas como xilogravura, litografia, gravura em metal, reprodução fotográfica, autotipia até a computação gráfica.
O time é uma verdadeira seleção: Di Cavalcanti, Augusto Rodrigues, Ferrignac, Henrique Fleuiss, Angelo Agostini, Julião Machado, Rian, Cardoso Ayres, Raul, K.lixto, J. Carlos, Storni, Seth, Yantok, Voltolino, Belmonte, Fritz, , Guevara, Théo, Nássara, Alvarus, Mendez, Péricles, Carlos Estevão, Alceu Penna, Millôr, Jaguar, Fortuna, Ziraldo, Claudius, Borjalo, Lan, Henfil, Trimano, Chico Caruso, Paulo Caruso, Loredano, Angeli, Laerte e Miguel Paiva.
Sedução e Exclusão
Apresentará a visão, um pouco machista, dos cartunistas sobre a mulher através dos tempos. São destacados os seguintes personagens: As Melindrosas, de J. Carlos; As Garotas do Alceu, de Alceu Penna; A Radical Chic, de Miguel Paiva; e A Super Mãe, de Ziraldo.
Galeria do Poder
Caricaturas dos 33 presidentes brasileiros e de figuras importantes no cenário político, como o Barão do Rio Branco, Rui Barbosa, Oswaldo Cruz, Carlos Lacerda, Luiz Carlos Prestes, Brizola, Maluf, Benedita, Roseana Sarney, Marta Suplicy e outros,todos retratados pelos mais importantes caricaturistas do Brasil, de Angelo Agostini a Chico Caruso.
E nada mudou...
Reúne trabalhos de 1898 a 2003, apresentando charges que poderiam, todas elas, ser republicadas hoje nos jornais. Uma imagem de J. Carlos, de 1908, mostra o presidente preocupado com as evoluções do câmbio; uma outra de 1915 mostra o Tio Sam de boca aberta engolindo todos os países.
Nesse núcleo é fácil constatar que quase nada mudou. Entre o material selecionado, podemos destacar: a política cambial, a ineficiência do poder público, o déficit, as enchentes, as epidemias, o jornalismo, a utilização de cargos políticos, as eleições etc. O cenário é uma bandeira do Brasil.
O Beco do Riso Mau
Ambientado pelo cartunista Angeli, um imenso "Beco" permitirá ao público entrar num cartum gigante, tendo a sensação de conviver com todos os personagens dos principais autores de humor negro do Brasil.
Estarão reunidos O Amigo da Onça, de Péricles e Carlos Estevão; Fradim, de Henfil; Os Skrotinhos, de Angeli; Los Tres Amigos, de Laerte, Angeli e Glauco; A Rê Bordosa, de Angeli; e Os Piratas do Tietê, de Laerte.
O Rádio
Com a introdução do rádio, um contingente de autores que trabalhavam nos jornais passou a escrever textos para o rádio e o teatro de revista. Os resultados são verdadeiras caricaturas auditivas. Serão apresentados programas como: PRK30, Nhototico e outros, em pequenas cabines.
Charges Eletrônicas
Com a chegada da televisão, as caricaturas e charges buscaram a animação. Neste núcleo, as charges eletrônicas poderão ser vistas através dos "plim plim" da Rede Globo, cujo conjunto reúne os mais importantes profissionais do Brasil. Entre eles encontram-se Ziraldo, Aroeira, Lan, Zelio, Jaguar, Henfil, irmãos Caruso, Miguel Paiva, Borjalo e L. F. Veríssimo (35 minutos de projeção).
Charges Tridimensionais
Será apresentado um conjunto de figuras tridimensionais em cerâmica com traços caricaturais realizados em vários períodos, incluindo peças de J. Carlos. Entre os caricaturados estão: JK, ACM, Caymmi, Caetano, Gil, Getúlio Vargas, etc.
Cyberhumor.uol.com.br
Será montada uma sala de computadores, onde poderão ser acessados os principais sites de humor brasileiros, páginas dos artistas da exposição, piadas animadas e uma espécie de museu virtual com as melhores charges publicadas nos principais jornais do País, selecionadas pelo desenhista Mariano, titular do pioneiro site "chargeonline".
Túnel do Tempo
Adultos e crianças poderão folhear revistas de 1920 a 1970. O contato com este material proporciona uma verdadeira viagem no tempo, através das modificações ocorridas na política, nos costumes e na publicidade.
Workshop
A garotada vai se esbaldar criando suas próprias caricaturas e desenvolvendo suas habilidades artísticas, orientadas por um grupo de monitores especializados.
A entrada na exposição Traço, Humor & Cia. é gratuita. Escolha o melhor horário para visitação, e compareça! É um evento imperdível!