Tudo o que você sabe sobre o Wolverine pode ser mentira
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo Marvel, divulgados na mídia norte-americana, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.
Wolverine sempre foi um personagem cercado de mistérios e com um passado nebuloso. Uma das grandes características exploradas nos quadrinhos são os implantes de memórias, que confundem sua mente e o fizeram se esquecer de suas origens.
Em 1991, o quadrinhista Barry Windsor-Smith criou uma das histórias mais icônicas e aclamadas do personagem: Arma X.Nela, os leitores descobrem que a perda de memória de Logan aconteceu devido ao projeto Arma X, que não só apagou suas lembranças mais remotas e a substituiu por outras falsas, como também foi o responsável por implantar o adamantium no corpo do herói.
Esse foi o primeiro e mais significativo vislumbre sobre a origem de Wolverine e se tornou cânone, desde então. Mas isso pode estar prestes a mudar.
O escritor Jeph Loeb e o desenhista Simone Bianchi voltaram a cuidar da revista mensal Wolverine, para ressuscitar o vilão Dentes-de-Sabre, que havia sido morto em um arco de histórias produzido pela mesma dupla, em 2007.
Além de trazer o tradicional inimigo de volta, o escritor parece planejar mais mudanças para Logan.
De acordo com o site Bleeding Cool, na edição Wolverine # 312, publicada neste mês, é revelado que o projeto Arma X nada mais é do que mais um implante de memória. Ou seja, tal capítulo da vida do herói jamais existiu, de fato.
Se esse é o novo status quo do personagem, ou apenas um plot que será revertido em breve por Loeb, só o tempo dirá. Afinal, um retcon (continuidade retroativa) está sempre a apenas uma história de distância.
O fato é que o próprio Jeph Loeb já introduziu conceitos que mais tarde revelou serem mentiras. Inclusive, isso está sendo feito com suas novas histórias, que envolvem o vilão Romulus.