Um famoso pistoleiro perde a visão em Ken Parker 29
Charles Utter é um sujeito de meia idade, de aspecto reservado e com um grave problema, que tem degenerado sua visão acentuadamente nos últimos tempos. A oftalmia o impede de acertar até mesmo um amontoado de latas de conservas a uma pequena distância. No momento, está indo para a cidade de Helena onde espera encontrar a cura com um renomado oftalmologista.
Mas Utter é, na verdade, o implacável Wild Bill Hickok, conhecido como "O Príncipe dos Pistoleiros", temido, idolatrado e respeitado por muitos. No momento, porém, não passa de um alvo cobiçado por caçadores de recompensa e jovens que querem seguir a mesma profissão e buscam notoriedade por meio de um confronto com ele.
No caminho, ele conhece Ken Parker, que havia ganhado licença do Exército para se recuperar de um ferimento e está a caminho de Billings para rever os pais. Ao ouvir o problema do estranho, Parker se oferece para guiá-lo, uma vez que segue para a mesma direção de Helena.
O viajante recusa a oferta, mas o destino o faz mudar de idéia mais adiante. Vários tipos o perseguem nesse instante: um homem misterioso, um caubói que quer vingar a morte do irmão e Sidney Barnett. Este, sem saber da identidade verdadeira de Utter, forma um trio de viajantes com Parker e o velho pistoleiro. O prepotente rapazola espera matar seu adversário num duelo. Enquanto isso, o velho pistoleiro vive atormentado por pesadelos em que aparecem fantasmas do passado.
O Magnífico Pistoleiro tem planos cinematográficos, tomadas aéreas que dão uma angulação tridimensional às cenas, belas paisagens ao alvorecer e das pradarias, além de poucos diálogos. Os autores desfazem o ícone do pistoleiro implacável e desumano que sempre marcou o velho antagonismo maniqueísta dos filmes de faroeste - entre o bom e mau.
O roteirista opta por aprofundar em seu rico personagem, ao revelar características de um homem decadente, temeroso de ficar cego e da morte - ironicamente, a visão é a única forma de sobreviver em sua profissão de matador. Utter não é um sujeito orgulhoso de sua fama de pistoleiro. Longe disso, considera-se um azarado perseguido pela crueldade do destino.
Ken Parker # 29, da Tapejara, tem história de Giancarlo Berardi e Alfredo Castelli, e desenhos de Ivo Milazzo e Giovanni Cianti.