Um membro do Quarteto Fantástico morrerá esta semana
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo Marvel, divulgados na mídia norte-americana, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.
A revista Fantastic Four # 587, que começou a ser distribuída nos Estados Unidos ontem, 25 de janeiro, traz a conclusão de um arco importante de histórias, com a morte de um dos integrantes do grupo.
Three (Três) foi escrito por Jonathan Hickman e ilustrado por Steve Epting. A Marvel Comics confirmou que Johnny Storm, o Tocha Humana, morrerá nesta edição.
Hickman assumiu o título em 2009, após a saída de Mark Millar. Fantastic Four # 587 fecha três tramas diferentes, envolvendo Galactus e o Sr. Fantástico; a Mulher Invisível, Namor e os habitantes do fundo do mar; e o Coisa e o Tocha Humana juntos, contra uma invasão de criaturas da Zona Negativa.
Segundo Joe Quesada, a proposta de Hickman para o Quarteto Fantástico é de longo prazo e está ligada à evolução dos personagens criados por Stan Lee e Jack Kirby em 1961. O editor Tom Brevoort explicou que a morte do Tocha Humana é apenas o início de diversas mudanças planejadas pelo autor.
É interessante observar que tanto a crítica especializada, quanto os leitores que vêm acompanhando a saga nos Estados Unidos, já assumem que o personagem voltará após um período de tempo indeterminado. Esse ceticismo é resultado de uma verdadeira enxurrada de mortes e retornos de super-heróis nos últimos cinco anos, incluindo o Capitão América e o Batman.
Outro ponto a ser destacado é que, apesar da overdose de óbitos e ressurreições, a morte de Johnny Storm se encaixa no excelente trabalho que Hickman está fazendo na revista Fantastic Four.
Parece que alguns autores - Hickman, inclusive - já entenderam que grande parte dos leitores de super-heróis não se surpreendem mais com anúncios de mortes e ressurreições, e estão levando isso em conta ao criar seus roteiros.
Numa entrevista para a agência de notícias AP, Joe Quesada não desmentiu e nem confirmou o retorno do Tocha Humana, mas disse que "tudo será muito interessante e diferente do que todos estão esperando".
Com as expectativas elevadas sobre o futuro do Quarteto Fantástico, resta saber se Hickman e Steve Epting serão capazes de propiciar aos fãs um enredo interessante e surpreendente, em que a morte do Tocha Humana seja apenas mais um degrau, e não a pedra fundamental.
Além das aventuras ao lado do Quarteto Fantástico, o Tocha Humana já teve histórias solo publicadas na revista Strange Tales, na década de 1960, e participou da revista do Homem-Aranha.
Johnny Storm não tem nenhuma relação com o Tocha Humana original, Jim Hammond, que surgiu na década de 1940.