Um resgate do quadrinho nacional no Almanaque Sacarrolha, da Editora Kalaco
O italiano Primaggio Mantovi, nascido em Gênova, começou sua carreira na década de 1960, na Rio Gráfica e Editora (atual Editora Globo), escrevendo e desenhando histórias em quadrinhos de faroeste.
Durante seus 48 anos de profissão, ele trabalhou com diversos personagens, incluindo o Fantasma, Recruta Zero, Topo Gigio, Os Trapalhões, Zorro e os personagens de Walt Disney.
Primaggio trabalhou na Editora Abril por 24 anos, durante os quais esteve sempre à frente de projetos que envolviam histórias em quadrinhos, tanto importadas como nacionais.
Na década de 1970, ele criou e publicou personagens próprios, como o palhaço Sacarrolha (1970) e Dr. Zôo, o Veterinário (1976), publicado também na Holanda e em Cuba.
E a Editora Kalaco faz agora um importante resgate dos quadrinhos nacionais com o lançamento do Almanaque Sacarrolha 40 anos (64 páginas, R$ 47,00). A edição vem acompanhada de um fac-símile reproduzindo o primeiro número da revista do personagem, publicado pela Rio Gráfica e Editora, além de quatro cards.
Sacarrolha foi criado em 1972 e é um palhaço na verdadeira acepção da palavra - tanto em sua representação quanto nas atitudes, no que elas têm de melhor e mais divertido.
A edição apresenta a evolução histórica do personagem e diversas HQs, incluindo suas tiras de jornal.
O leitor confere também uma matéria completa sobre a trajetória do Sacarrolha, recheada de curiosidades, títulos publicados e participações especiais, além de ficar sabendo como seria esse famoso palhaço dos quadrinhos no traço de outros criadores, que fazem uma homenagem ao personagem.
O álbum traz ainda uma galeria de capas.
O Almanaque Sacarrolha 40 anos estará à venda a partir do próximo sábado, 30 de junho, durante a entrega do 24º Troféu HQ Mix, que tem início às 17h, no Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93, Pompeia - São Paulo/SP). O personagem foi homenageado com sua figura transformada no troféu deste ano.
Na próxima semana, o álbum estará à venda em livrarias e lojas especializadas.