Vallat: novo álbum de quadrinhos europeus da Conrad
Em
1916, ano de matança desenfreada nas trincheiras da I Guerra Mundial,
a neutra Suíça era quase uma ilha de tranqüilidade. Com sua decisão de
não tomar partido no conflito que dividia a Europa, o país atraiu toda
espécie de refugiados estrangeiros.
A cosmopolita Zurique é o destino escolhido por artistas e revolucionários. Em uma pequena rua no centro da cidade, funcionava um espaço dedicado a promover todas as noites "uma orgia de poemas, canções e danças", o Cabaret Voltaire, berço de um dos movimentos mais contestadores da história da arte no século XX - o Dadaísmo.
É nesse clima de liberdade e subversão que entra em cena o inspetor de polícia Charles Vallat. Designado para se infiltrar em um grupo anarquista suspeito de tentar desestabilizar a condição de neutralidade do país, o policial franco-suíço acaba no centro da vanguarda artística e política da época.
Livre de suas visões pré-concebidas e distante da formalidade habitual de seu dever, Vallat está prestes a descobrir um novo mundo, onde nada é o que parece, e o verdadeiro inimigo está sempre um passo à frente.
Mistura de thriller policial e registro de época, Vallat - Uma Investigação Dadaísta (formato 16 x 23 cm, 256 páginas, R$ 39,00) é parte de uma cena que vem ganhando espaço dentro do panorama europeu: a dos quadrinhos suíço-alemães.
Essas HQs têm como característica recorrente a representação de momentos relevantes da história do país, utilizando diferentes estilos de narrativa para criar obras com identidade própria e de um traço tão original quanto cativante.
Bruno Moser, artista e ilustrador nascido em 1965, criou Vallat durante uma temporada que passou na Itália. Hoje vive em Jona, no cantão suíço de St. Gallen.
Reto Gloor, roteirista, nasceu em Aargau, em 1962. Também desenhista, ganhou notoriedade ao ilustrar os quadrinhos históricos Matter (1992) e Meyer & Meyer (1996).
Massimo Milano, considerado um dos maiores talentos do país, é de origem ítalo-suíça e nasceu em 1968. Atualmente vive em Rapperswill, onde trabalha como ilustrador e quadrinhista. Vallat é seu primeiro trabalho como desenhista.
O álbum está em pré-venda, e é um lançamento da Conrad Editora.