Vendas de edições encadernadas disparam nas comic shops americanas
A
venda de edições encadernadas nas comic shops americanas cresceu
33% no primeiro semestre de 2005. Esse resultado ajudou a alavancar as
vendas das revistas mensais, cujo crescimento permanecia constante em
2%, resultando num índice de 7%.
É importante lembrar que este foi um ano de disputados crossovers, no qual House of M #1, por exemplo, vendeu 233 mil exemplares somente nas comic shops.
No primeiro trimestre deste ano (comparado a 2004) a Tokyopop foi a líder, com um crescimento de 81%, seguidas pela Marvel com 18% e pela Viz com 16%.
No segundo trimestre, a DC ficou com 26%, e a Dark Horse empatou com a Tokyopop em 12% de crescimento.
A média de crescimento de vendas do primeiro semestre de 2005 (comparada a 2004) foi dominada pela Tokyopop, com 40%. Na seqüência vieram: DC com 13%, Viz com 10%, Marvel com 9%, Image com 8%, e Dark Horse com apenas 6%.
Apesar de estar com uma parcela menor do mercado, a DC foi a editora que teve o maior crescimento de lucros neste período, em virtude do seu volume de vendas e dos preços de suas edições.
Em lucratividade, a DC foi seguida bem de perto pela Marvel e pela Viz.
É possível que o crescimento da DC no segundo trimestre, tenha sido alanvancado por um fator externo, o lançamento nos cinemas de Batman Begins, que teve ótima bilheteria.
Pena que no Brasil, não existam números como estes disponíveis para consulta. Se houvesse, seria possível, para artistas, editoras e outros interessados, analisar os problemas do mercado brasileiro e explorar as melhores tendências comerciais.