Viagem de Jijé, Franquin e Morris é o tema de Gringos Locos
A editora Dupuis publicou Gringos Locos em 27 de janeiro.
O volume tem roteiro de Yann (Yann le Pennetier) e arte de Olivier Schwartz - a mesma dupla que fez o álbum de Spirou: Le Groom vert-de-gris - e retrata uma viagem dos artistas Jijé (Joseph Gillain), André Franquin e Morris (Maurice de Bevere) pelos Estados Unidos e México, em 1948.
A história foi inspirada no livro Comment devenir dessinateur des bandes dessinées, escrito por Philippe Vandooren - que foi editor-chefe da revista Spirou entre 1982-1987 -, publicado em 1967, e ilustrado com humor por Jijé, Franquin e Morris. Muitos dos desenhos foram inspirados na viagem que o trio havia realizado pela América.
Yann chegou a conversar com Franquin sobre a viagem e propôs realizar esta história. O projeto passou por diversas mãos, incluindo o falecido Yves Chaland, colaborador de Yann na série Freddie Lombard).
O texto foi baseado nas anotações das conversas de Yann com Franquin e Morris e em antigas entrevistas.
Neste álbum, Jijé está perturbado com o avanço do comunismo na Europa e decide
viajar pelos Estados Unidos com sua família. O desenhista acaba sendo acompanhado
por Franquin e Morris, e juntos todos cruzam os Estados Unidos num velho Ford
Hudson, na esperança de serem contratados pela Disney.
Infelizmente, na época a Disney estava demitindo
seus funcionários e não estava contratando novos talentos. Quando o visto
de turismo do grupo expira, a trupe se dirige para o México.
Morris é o criador da série Lucky Luke.
Jijé é um dos mais importantes desenhistas da Bélgica. Influenciou dezenas de artistas (incluindo Moebius), foi um dos desenhistas clássicos de Spirou (após Rob-Vel) e foi o primeiro a fazer uma série de faroeste realista (Jerry Spring) no mercado franco-belga.
André Franquin é um dos mestres do humor belga, conhecido por seu trabalho nas séries Spirou e Fantasio, sucedendo Jijé como desenhista, e Gaston Lagaffe. Além disso, ele é o criador do personagem Marsupilami, um animal imaginário, e autor da série Ideias Negras.
Jijé, Franquin e Morris - junto com o desenhista Will (Willy Maltaite) - são os artistas conhecidos como La Bande des quatre, e fazem parte da chamada "Escola de Marcinelle".
Gringos Locos tem capa dura e 52 páginas coloridas. O volume custa 15,50 euros.