Wellington Srbek reconta a história da criação em Apócripha
Boa notícia no cenário dos quadrinhos independentes brasileiros. O competente Wellington Srbek (Estórias Gerais, Fantasmagoriana) acaba de publicar um novo álbum, Apócripha (formato 20,5 x 28 cm, 32 páginas em preto-e-branco, R$ 6,00), com desenhos de Fernando Cypriano e letras de Dênio Takahashi. A festa de lançamento acontece dia 13 de dezembro, na Livraria Leitura Savassi (Av. Cristóvão Colombo, 167 - Savassi - Belo Horizonte/BG).
Desta vez, o premiado roteirista mineiro criou uma história sobre a história da criação. Um tema complexo, que costuma "derrubar" muitos que se atrevem a encará-lo. Não é o que acontece com Srbek.
Na edição, muito bem impressa, ele mostra um escritor anônimo sendo abordado num bar por um homem misterioso, que diz ter uma história interessante para lhe contar. A partir daí, o personagem Félix, que se apresenta como um demônio fugido do inferno, conduz o leitor numa viagem ao começo dos tempos, "quando o universo era jovem como uma gota de orvalho".
Na narrativa, que tem Deus e o Diabo como personagens principais, vão surgindo anjos e demônios, Adão e Eva e até Judas Iscariotes. No entanto, mesmo tratando de temas bíblicos, o autor substitui o tradicional antagonismo entre Bem e Mal por um foco mais existencialista, no qual a condição humana é o principal fundamento.
E o resultado é surpreendente. O texto flui de forma fácil pelas páginas, algo difícil quando se lida com um tema tão pesado, especialmente por se tratarem apenas de 32 páginas. Mérito também de Fernando Cypriano, cujo belo desenho e o excelente trabalho de luz e sombras prendem a atenção leitor do início ao fim.
Nas páginas em que Félix narra sua história, não há balões, apenas belas ilustrações e textos à sua volta. Só quando a cena volta para o presente, no bar, é que a linguagem tradicional das "falas" nos quadrinhos reaparece.
Na quarta-capa há a frase "Edição Especial 10 Anos de Independência", pois o álbum comemora uma década de trabalho de Srbek com HQs autopublicadas, uma experiência que começou com fanzines.
Apócripha é mais uma prova de que há (muita) vida inteligente no quadrinho nacional. A edição pode ser encontrada em grandes gibiterias do Brasil ou adquirida pelo telefone 0XX-31-3287-5205 ou pelo correio (sem custos adicionais): Rua Maria Rita, 194 - Ipiranga - Belo Horizonte/MG - CEP 31160-060. Vale a pena!