Zarabatana Books lança álbuns de Sérgio Macedo e Calpurnio
Confira dois lançamentos da editora Zarabatana Books, programados para este mês de novembro.
O velho oeste norte-americano está repleto de personagens históricos memoráveis - Coronel Custer, Buffalo Bill, Touro Sentado -, mas também daqueles que construíram o faroeste no mundo da ficção, como John Wayne, James Stewart, Clint Eastwood, Sergio Leone e... Cuttlas.
Cuttlas alterna duelos mortais com suas reflexões sobre a vida, as relações humanas e a ciência, em aventuras surreais com sua amada Mabel e seus amigos Jim e Juan Bala, enfrentando o vilão Jak, o Efeito Borboleta e centenas de índios Cherokees e Sioux.
O Bom e Velho Cuttlas (formato 21 x 28 cm, 64 páginas, R$ 33,00) já foi publicado na revista espanhola El Víbora e na brasileira Animal e é publicado na Espanha no jornal El País e no diário eletrônico 20minutos.es.
A série é criação do quadrinhista e animador espanhol Calpurnio.
O outro título é Povos Indígenas em Quadrinhos (formato 21 x 28 cm, 88 páginas, R$ 51,00), do ilustrador, pintor e quadrinhista Sérgio Macedo, também autor do álbum Xingu!.
Dividido em capítulos, o livro traça um retrato histórico e contemporâneo dos mais importantes povos indígenas brasileiros e dos povos que habitam o Xingu.
Uma introdução mostra a chegada dos primeiros indígenas americanos vindos da Ásia, sua ocupação da América do Norte, a formação das civilizações pré-colombianas e os primeiros contatos com os exploradores europeus.
Um lugar comum nos contatos com os "civilizados", seja com os europeus do século 16 ou com os brasileiros do século 20, é a repetição das histórias de matança, epidemias, traições e usurpação de terras que os povos indígenas sofreram e continuam sofrendo.
A arte e a técnica narrativa de Sérgio Macedo mostram um pouco do universo rico e verdadeiro dos povos indígenas brasileiros e fazem um contraponto com as histórias de destruição e horror que acompanham os Kayapó, Yanomami, Xavante, Suruí, Panará e outros.