Ziraldo relança álbum de tiras de Jeremias, o Bom
Um
personagem de quadrinhos há muito tempo esquecido, mas que fez sucesso
em tiras e charges do Jornal do Brasil nos anos 1960, está de volta.
Ele é Jeremias, o Bom, criado por Ziraldo em 1965. Ingênuo, bondoso, gentil e sempre disposto a ajudar o próximo, o personagem passou a ser publicado na extinta revista O Cruzeiro em 1969, ganhando a partir daí um caráter politizado e afeito a tiradas contra a malfadada ditadura militar que tomara conta do Brasil.
"Os donos da revista custaram a descobrir que o Jeremias estava fazendo as maiores gozações com a ditadura", disse Ziraldo.
Assim, no mesmo ano, quando o cartunista lançou uma coletânea com as tiras e charges do personagem, as que criticavam o regime militar acabaram ficando de fora.
Mas, agora, quase 40 anos depois, a obra volta a ser publicada, desta vez sem a chateação das amarras da censura.
Em Jeremias, o Bom (Melhoramentos, 144 páginas, R$ 39,00), lançado neste mês nas livrarias de todo o Brasil, os leitores de várias idades terão a oportunidade de conferir, além do material da primeira versão do livro, tudo que foi cortado daquela edição e mais algumas produções inéditas.
"O Jeremias é tão bom que pode ajudar as novas gerações a ir descobrindo o Brasil", afirmou Ziraldo, que não tem dúvidas sobre o quanto seu personagem continua atual.