O Universo HQ estreou no dia 5 de janeiro de 2000, com o mesmo objetivo que o move até hoje: levar ao público brasileiro informações sobre tudo o que acontece no mundo das histórias em quadrinhos e seus habituais congêneres – cinema, desenhos animados, cartum, charge, caricatura, ilustração, brinquedos etc.
Com um foco iminentemente jornalístico e calcado na imparcialidade, logo se tornou, para fãs e profissionais da área, a principal referência da América Latina quando o assunto é história em quadrinhos.
Tanto que o UHQ ganhou por dez vezes (2000 a 2007, 2009 e 2010), na categoria Site sobre História em Quadrinhos, o Troféu HQ Mix, a principal premiação do brasileira deste mercado.
Paulistano da Mooca, corinthiano fanático, pai coruja e absolutamente apaixonado por quadrinhos, escreve sobre o tema desde 1990. Teve várias matérias publicadas em grandes jornais e revistas.
De 2000 a 2006, recebeu o Troféu HQ Mix de melhor jornalista especializado em HQs do Brasil. Passou pelas editoras Globo, Conrad e Panini (nesta como colaborador, editando a revista Wizard).
De 2003 a 2006, lançou os livros 100 Respostas sobre Super-Heróis, 100 Respostas sobre Hanna-Barbera, 100 Respostas sobre Batman e Grandes Sagas DC, todos pela Editora Abril, e Mauricio – Quadrinho a Quadrinho, pela Editora Globo, que conta a história da paixão do criador da Turma da Mônica pelos gibis.
Em outubro de 2006, foi contratado pela Mauricio de Sousa Produções para gerir a área de planejamento editorial, na qual deu vida a projetos como MSP 50, MSP + 50, MSP Novos 50, Graphic MSP, Mônica(s), Memórias do Mauricio e outros.
Está à frente da equipe do Universo HQ desde o segundo semestre de 2000, quando o site passou a ter foco jornalístico. A partir de agosto de 2015, tornou-se também o host do podcast Confins do Universo.
O seu gênero favorito de quadrinhos é o “bom”.
Nasceu em Petrópolis/RJ, e aprendeu a ler com os quadrinhos da Turma da Mônica. Nunca mais abandonou o hábito, expandindo sua leitura para diversos outros gêneros.
Criou o Universo HQ em 2000 e, em 2005, deixou o site para outros desafios profissionais. Retornou em 2011, para nunca mais sair. Desde 2017 é editor-chefe da plataforma de streaming de quadrinhos Social Comics.
Também fez trabalhos de edição freelancer em obras como Homem de Ferro – Stark – A Queda e Assassin’s Creed – Insurreição (Panini), Spawn – Ressurreição (New Order) e História dos Quadrinhos – EUA (Skript).
Cursou Ciência da Computação e Webdesign. Além de HQs, se interessa por cinema, games, ficção científica, tecnologia e futebol.
Formado em Administração de empresas e Direito. Coleciona HQs desde garoto e aprendeu a ler e a sonhar com Tio Patinhas, Turma da Mônica e os super-heróis. Talvez por isso goste tanto de gibis antigos e virou o “arqueólogo” do Universo HQ.
Também é aficionado por livros, cinema e futebol. Está no site desde o segundo semestre de 2000 e considera que o mais valioso de tudo isso foi fazer grandes amizades.
Tem um canal no YouTube, o Coach de Quadrinhos.
Formado em Comunicação Visual, começou a ler e colecionar quadrinhos com Pato Donald e Tintim.
Já fez um pouco de tudo nessa área, incluindo tradução, letras, roteiros, desenhos etc.
Faz parte do Universo HQ desde 2000, foi professor da Quanta Academia de Artes e ganhou um troféu HQ Mix com um artigo sobre a Linha Clara.
Desde junho de 2006, vive em Luxemburgo, na Europa.