O Universo HQ estreou no dia 5 de janeiro de 2000, com o mesmo objetivo que o move até hoje: levar ao público brasileiro informações de qualidade sobre tudo o que acontece no mundo das histórias em quadrinhos e seus habituais congêneres – cinema, desenho animado, cartum, charge, caricatura, ilustração etc.
Sempre com foco iminentemente jornalístico e calcado na imparcialidade, logo se tornou, para fãs e profissionais da área, a principal referência da América Latina quando o assunto é história em quadrinhos.
Tanto que o Universo HQ ganhou por dez vezes (2000 a 2007, 2009 e 2010), na categoria Site sobre História em Quadrinhos, o Troféu HQ Mix, a principal premiação do brasileira deste mercado. Tornou-se corriqueiro, ao longo dos anos, o site “pautar” jornais do Brasil inteiro. Profissionais que escrevem sobre quadrinhos veem o UHQ como fonte segura.
Sobre o podcast
O Confins do Universo estreou em agosto de 2015, com o mesmo objetivo da "nave-mãe", o Universo HQ: levar para a podosfera todo o vasto conhecimento sobre quadrinhos de nossa equipe para ouvintes do Brasil e do mundo.
Em poucos programas, o Confins se firmou como referência e, diversas vezes, figurou em listas de podcasts mais ouvidos na categoria de Artes.
Com uma linguagem mais informal, mas o mesmo rigor jornalístico, o Confins do Universo já fez episódios marcantes sobre autores, obras, personagens, editoras, profissionais do mercado, gêneros de quadrinhos e muito mais. E o mais valioso: sempre com enorme alcance.
O Confins do Universo foi finalista do CCXP Awards 2022 na categoria Melhor Podcast.