Confins do Universo 206 - X-Men '97: Nostalgia Mutante
OUÇA
Máquina do Tempo

Cuecas por cima das calças

24 agosto 2023

Uma das questões mais infames envolvendo os super-heróis são suas cuecas por cima das calças. De onde teria vindo essa estranha tradição?

Julius Schwartz, um dos mais famosos editores da DC Comics, já escreveu sobre o tema. Em sua autobiografia Man of Two Worlds: My Life in Science Fiction and Comics (2000), ele começa esclarecendo que não estamos falando de cuecas, mas sim calções, já que quando surgiram os primeiros heróis fantasiados nos anos 1930, figuras como trapezistas, homens fortes e lutadores eram muito populares entre o público jovem.

Os artistas de circo em especial eram verdadeiros símbolos de pessoas capazes de realizar grandes feitos atléticos, com suas botas e roupas coloridas coladas ao corpo para destacar seus músculos. E para evitar qualquer polêmica, era comum o uso de calções por cima das malhas para cobrir certas áreas do corpo e não atrapalhar os movimentos do artista durante suas apresentações.

Além da inspiração circense, os calções teriam uma função técnica. Durante décadas, a baixa qualidade de impressão foi o padrão das revistas em quadrinhos. E segundo alguns pesquisadores, os calções por cima das calças foram uma forma simples encontrada para destacar os heróis e separar suas pernas do tronco, sem o risco de a impressão borrar o desenho.

Mas mesmo antes da estreia do Superman, em 1938, era possível encontrar personagens usando calções por cima das calças nas tiras de jornal de Flash Gordon e Buck Rogers. E ainda falando dessa mídia, a estreia do Fantasma, em 1936 estabeleceu um importante ponto visual.

Inspirado por filmes e peças de teatro sobre Robin Hood, o roteirista e desenhista Lee Falk criou um uniforme que, além de contar com um calção listrado por cima das calças, apresentava uma pequena máscara para ocultar a identidade do herói, recurso emprestado das histórias do Zorro que se tornaria um padrão com a popularização dos super-heróis nos anos seguintes.

Com o passar do tempo, os calções ficaram mais curtos, levando a ideia de cuecas (ou sungas) que a maioria das pessoas tem ao olhar para os uniformes. E mesmo que os personagens passem por reformulações e o polêmico acessório seja descartado em filmes e até mesmo nas HQs, muitos leitores acreditam que a peça é parte da mitologia do gênero.

E como tudo nos quadrinhos de super-heróis, as cuecas sempre voltam, para desgosto de alguns e alegria de outros.

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA