Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Máquina do Tempo

O primeiro super-herói da Marvel

28 agosto 2024

1961 marca o nascimento oficial da Marvel, com o lançamento da primeira edição do Quarteto Fantástico. Mas com o tempo, esse universo passou a incorporar personagens de encarnações anteriores da editora, como a Timely (1939-1950) e a Atlas (anos 1950).

Dessa forma, o primeiro herói da Marvel passou a ser o primeiro que foi publicado pela Timely. Acontece que a editora estreou diversos personagens em sua revista inicial, a Marvel Comics, lançada em outubro de 1939: o anti-herói Namor, o aventureiro mascarado Anjo, o defensor das selvas Ka-Zar, o caubói Cavaleiro Mascarado e o Tocha Humana original.

Por estrelar a capa e a HQ de abertura da publicação, o homem sintético criado por Carl Burgos acabou ganhando o título de primeiro herói da “Casa das Ideias”. Em The Human Torch, é apresentada a invenção do Professor Phineas Horton, que apresentava o “defeito” de pegar fogo ao entrar em contato com oxigênio.

Inicialmente visto como uma ameaça, o Tocha rapidamente adotou o modo de vida dos humanos e passou a usar suas habilidades contra criminosos. E seguindo o padrão da época, adotou uma identidade secreta como o policial Jim Hammond.

Até a Timely abandonar a publicação de super-heróis em 1949, o Tocha viveu diversas aventuras: lutou contra Namor em um dos primeiros crossovers dos quadrinhos, ganhou um sidekick (Toro) e participou do primeiro grupo de heróis da Timely, o Esquadrão Vitorioso.

Nos anos 1950, a Atlas tentou relançar os heróis da Timely, sem sucesso. A editora só viria a tentar de novo com o gênero em 1961, quando Stan Lee e Jack Kirby criaram uma versão do personagem: Johnny Storm, um jovem que ganha os mesmos poderes do Tocha Humana e até mesmo usa seu nome, após ser exposto aos raios cósmicos junto de seus companheiros do Quarteto.

Durante décadas, menções ao personagem indicavam que o Visão teria sido construído a partir do corpo desativado do androide. Mas em 1989, o personagem foi trazido de volta à vida pela Feiticeira Escarlate, durante a passagem de Jonh Byrne pelos Vingadores da Costa Oeste. Nos anos seguintes, o herói passou por diferentes fases e títulos, sem nunca alcançar a popularidade do início da Timely.

Entre os momentos do Tocha Humana original em mídias modernas que merecem destaque, está sua participação em Marvels, minissérie em quatro edições lançada em 1994, com roteiro de Kurt Busiek e a bela arte pintada de Alex Ross. E em uma rápida cena do filme de 2011, Capitão América – O Primeiro Vingador, é possível ver um homem dentro de um tubo de vidro na Stark Expo de 1943, em uma clara referência ao personagem.

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA