Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

A Turma do Pererê, de Ziraldo, chega à televisão

1 dezembro 2001

ZiraldoA Turma do Pererê, criada por Ziraldo na década de 60 e que se tornou um dos marcos do quadrinho nacional, vai ser transformada em uma série de televisão. A adaptação será feita pela TVE, do Rio de Janeiro. São 20 episódios com duração de 30 minutos cada um, que serão exibidos pela rede nacional de TVs educativas, todas as sextas-feiras, a partir do dia 13 de julho de 2001, às 11h30min.

Apesar de ser uma estréia, a produção não é nova. A Turma do Pererê foi filmada em 1997 e só agora finalizada.

Quem liderou esta empreitada foi a diretora Sônia Garcia, que sempre sonhou transformar a série de histórias em quadrinhos de Ziraldo em um seriado de TV. Segundo declarou ao TV Press, ela achava que a TVE, emissora onde trabalha, havia esquecido a teledramaturgia infantil e que as crianças precisavam de programas com qualidade.

PererêOs episódios, filmados na cidade de Tiradentes (Minas Gerais), em fazendas e na Floresta da Tijuca, contarão um pouco da infância de Ziraldo em Caratinga, Minas Gerais. Na história, os personagens representam os amigos do escritor, a sua turma, os colegas com quem aprontava travessuras.

No elenco da Turma do Pererê traz a estréia na tevê do ator Sílvio Guindane, o Japa do filme Como Nascem os Anjos, que fará o próprio Pererê (foram usados efeitos de computação gráfica para ele ficar com apenas uma perna). Para interpretar os "cumpadres", os famosos caipiras que vivem mascando mato, os escolhidos foram Renato Borgue, como Seu Neném; e Alexandre da Costa, como Cumpadre Tonico. A onça Galileu será vivida por Rodrigo Pena e o índio Tuiuiú, por Patrick de Oliveira.

Os episódios terão também participações especiais, como os atores Othon Bastos, Janaína Diniz, José Dumont, Dedé Santana e Plínio Marcos (foi seu último trabalho antes de falecer).

Turma do PererêCada semana será mostrada uma história completa. A adaptação para a telinha foi feita por Wilson Rocha, que escreveu o Sítio do Pica-Pau Amarelo por 10 anos. Para ele, a série tem tudo para dar certo, por misturar contos de fadas e realidade.

A carnavalesca Rosa Magalhães, campeã do carnaval carioca de 2001 pela escola de samba Imperatriz Leopoldinense, foi a diretora de arte. A direção de fotografia foi de Dib Lutfi, que trabalhou com Glauber Rocha. E a trilha sonora foi feita por Moraes Moreira e tem interpretações dele próprio e de Ney Matogrosso, Léo Jaime e Zezé Mota, entre outros.

A série foi toda filmada em película e finalizada e editada em processo digital. Sônia Garcia disse ao TV Press que com esta série pretende passar mensagens de amizade, companheirismo, cidadania e ecologia. "Quero ajudar as crianças a crescerem sabendo respeitar o planeta e seus habitantes", conclui.

Este projeto com a Turma do Pererê é mais uma amostra do poderio das histórias em quadrinhos. Parabéns à TVE pela iniciativa e, claro, reverências ao grande Ziraldo.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA