A Turma do Xaxado é usada como material paradidático em escolas
Por Marcelo Naranjo, sob o press release
Trazendo histórias em quadrinhos com informações e bom humor, a Turma do Xaxado, do baiano Antonio Cedraz, vem recebendo elogios de coordenações pedagógicas de várias escolas brasileiras, sendo inclusive usada como material paradidático em salas de aula e como instrumento de campanhas de incentivo à leitura.
O sucesso desta turma, representado nas cartas dos leitores e nas solicitações das escolas, demonstra a força da Turma do Xaxado enquanto produto cultural que consegue, ao mesmo tempo, conciliar as esferas da educação e da arte, da seriedade e do humor, falando da cultura brasileira.
Em matéria publicada na revista Carta Capital # 170, o jornalista Antonio Luiz M. C. Costa fala sobre a Turma: "Parece, à primeira vista, uma versão sertaneja de Chico Bento - mas os temas sociais estão bem mais presentes: coronelismo, pobreza, preconceito e dominação cultural são tratados com humor e realismo. Seria igualmente justo compará-lo com a argentina Mafalda."
Já para o jornalista Gonçalo Júnior, da Gazeta Mercantil, "Xaxado é, sem dúvidas, sua mais original criação e com maior potencial de identificação com o público. A ambientação de suas histórias, ao mesmo tempo em que reúne a marca do regional, atinge a universalidade que os leitores europeus não cansam de admirar em incontáveis obras sobre o cangaço...".
Em outubro, Cedraz receberá mais um prêmio por seu trabalho, pois a Turma do Xaxado ganhou o HQ Mix de Melhor Álbum Infantil de 2001.