Confins do Universo 206 - X-Men '97: Nostalgia Mutante
OUÇA
Matérias

Abril cancela linha DC

4 julho 2002

Por Sérgio Codespoti

Liga da Justiça #4, Planeta DCDepois da notícia do fechamento do site Heróis, o Universo HQ entrou em contato com Sérgio Figueiredo e Marco Moretti, respectivamente redator-chefe e editor da Editora Abril, para esclarecer o futuro da DC no Brasil. Segundo ambos, as revistas da linha Planeta DC devem ser descontinuadas a partir do número 5.

Mas as outras publicações de quadrinhos da editora, como Disney, por exemplo, serão mantidas. Moretti inclusive disse que a Abril tem intenção de publicar outros quadrinhos.

Figueiredo informou que as razões são puramente comerciais. "A linha DC não está no patamar de vendas desejado pela editora. Foi feita uma grande reformulação, com o intuito de buscar mais leitores e fomentar vendas e, infelizmente, não ocorreu um retorno em vendas que justificasse o investimento feito", disse.

Defensores #4"A Editora Abril mantém um relacionamento excelente com a DC Comics, que inclusive gostaria que continuássemos publicando esse material. Mas eles compreendem a situação do mercado nacional, que mesmo estimulado com a entrada de filmes de sucesso baseado em quadrinhos, como Homem-Aranha, por exemplo, não sofreu um reflexo significativo destes fatores", esclareceu.

Ainda segundo Figueiredo, a editora pretende publicar o terceiro número de Cavaleiro das Trevas 2, de Frank Miller, ressaltando que o atraso é do autor e da DC Comics, e não da Editora Abril.

O editor insistiu, que o resultado de vendas realmente não foi o esperado, em relação ao volume de investimentos feito em anúncios de TV, bancas de jornal e no metrô, que deveriam ter ajudado a ampliar a base de leitores, mas não tingiram tal intento.

Batman #2, Planeta DC"Nós inclusive recomendamos à DC, que buscasse um outro parceiro no Brasil, uma editora de menor porte, que possua maior interesse na linha e que se adapte melhor ao atual patamar de vendas dos produtos de sua linha de super-heróis", disse Figueiredo. "A própria distribuidora DINAP estará de portas abertas caso haja interesse de um novo parceiro comercial da DC".

Para encerrar, Sérgio Figueiredo fez questão de frisar que "O relacionamento da Abril com a DC Comics é excelente, e que qualquer boato que surja dizendo que 'a DC tirou a linha da Editora Abril' é uma grande mentira".

Num contato rápido com o Universo HQ, Fernando Bertacchini, editor da Mythos, disse que, apesar do interesse da editora na linha DC, é muito cedo para se fazer especulações, até por que hoje é dia 4 de julho, feriado nacional nos Estados Unidos. Por isso, antes de 9 de julho, seria muito difícil ter uma posição mais clara sobre o assunto.

André Forastieri, diretor da Conrad (que, segundo boatos na internet, seria uma forte candidata a pegar os títulos) também se manifestou sobre o assunto. "Sou leitor dos gibis da DC desde 1970. Seria um prazer editar os quadrinhos de seus personagens. Mas, por enquanto, temos que ficar no 'nada a declarar'", despistou.

Superman & Batman, Planeta DC Batman #4, Planeta DC

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA