Alan Moore aceita pedido de desculpas de Joe Quesada
Depois das declarações feitas por Alan Moore, por causa do não cumprimentos das promessas que Joe Quesada havia feito para ele, o editor-chefe da Marvel divulgou um pedido de desculpas público para o escritor. Confira abaixo na íntegra:
"Por que todos tipos de coisas malucas acontecem quando estou longe de casa e impossibilitado de lidar com o problema corretamente?
Primeiro, asseguro a todos que o engano na encadernação do Capitão Bretanha não foi um ato de grosseria, mas sim um simples erro humano. É desanimador para mim quando as pessoas acreditam que existem pequenos duendes malignos na Marvel querendo ferrar os outros o tempo todo. O que aconteceu com o copyright de Capitão Bretanha foi um equívoco, nada mais. E tenho muito pouco a dizer, além de 'Eu dei uma mancada'.
Eu posso tentar passar a culpa para outro departamento ou outras pessoas, mas a verdade é que eu sou o responsável, no final das contas. Por isso, sou eu quem deve pedir desculpas públicas a Alan Moore e Alan Davis por essa incrível omissão.
Quando visitei Alan, fiz várias promessas e todas foram mantidas. Mas, infelizmente, a nota do copyright teve um erro. Deixe-me apenas esclarecer que não viajei através do Atlântico para sacanear o Alan ou fazer promessas que não tinha a intenção de manter - é apenas mais uma daquelas coisas que chamamos de erro humano.
Nosso departamento de encadernação vem tentando fazer o seu melhor para lançar um número significativo de títulos num curto período de tempo. Eu sei que, na produção dessa edição em particular, eles tiveram grande cuidado, mas, no final das contas, falhamos.
Conversei com Alan na sexta, e falei que faremos duas coisas (independente de ele resolver trabalhar ou não para a Marvel, mas sim porque é a coisa certa a se fazer). Primeiro, um pedido de desculpas público feito por mim mesmo e todos daqui. Segundo, nas reimpressões futuras de Capitão Bretanha, vamos corrigir o copyright.
Nós da Marvel estamos trabalhando duro para compensar os erros do passado, mas, às vezes, no esforço de tentar fazer tudo num ambiente confortável, acabamos tropeçando um pouco. Para quem quer atribuir isso a ações malignas de nossa parte, eu tenho que dizer que este simplesmente não é o caso.
Então, mais uma vez, para Alan Moore e Alan Davis, eu gostaria de pedir minhas mais sinceras desculpas e fazer a promessa de ser mais diligente no futuro.
Joe Quesada"
O escritor Alan Moore aceitou o pedido de desculpas do editor-chefe da "Casa das Idéias", para ver toda essa confusão resolvida. Antes dessa declaração pública, Quesada já havia falado com Moore por telefone. "Joe me disse que iria publicar um pedido de desculpas e, quando a edição for reimpressa - o que deve acontecer logo - o copyright estará corrigido. Eu disse que, isso acontecendo, está bom para mim", explicou o autor.
"Ele se desculpou pelo acontecido, e disse que alguém deveria ter tomado mais cuidado. Ele me disse que houve algumas demissões na divisão de encadernações. Não era algo que eu queria; que alguém perdesse o emprego, mas realmente isto mostrou algum grau de contrição. Dou essa confiança para Joe. Tenho certeza que ele é um homem de palavra. Então, se tudo isso passar, fico satisfeito".