Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Angeli lança livro da Rê Bordosa durante a Bienal do Livro do Rio

1 dezembro 2001

Rê BordosaA Devir Livraria promove no dia 19 de maio, às 19 horas, o lançamento do livro Rê Bordosa - Vida e Obra da Porraloca (48 páginas, papel couché, formato 21 x 28 cm, R$ 18,00). O evento, que terá também uma sessão de autógrafos com Angeli, acontecerá durante a X Bienal do Livro, no Centro de Convenções Riotur - Riocentro, no Rio de Janeiro. O stand da editora ficará no pavilhão 4 - Rua Dias Gomes com Av. Barbosa Lima Sobrinho nº 41.

Pode parecer infame o trocadilho, mas os personagens de Angeli grudam mesmo como chiclete. De sua sensível observação saíram os mais marcantes tipos do humor paulistano da atualidade. Nenhum, no entanto, marcou mais que a Rê Bordosa, talvez o mais completo retrato psicológico e social da mulher urbana de sua época, dividida entre a crise dos 30 anos, o eterno desafio de se relacionar com o sexo oposto e a liberdade sexual que a satisfez na década anterior.

Uma década após sua última aparição nas bancas, a alcoólatra mais famosa do Brasil está de volta num livro para matar a saudade dos fãs e deixar embasbacada a nova geração, diante de sua atualidade e qualidade. Rê Bordosa - Vida e Obra da Porraloca é o terceiro volume da série Sobras Completas, de Angeli, editada pelas editoras Devir e Jacaranda.

No livro, totalmente em cores, estão as tiras clássicas da personagem: com o pai e mãe, nos bares, com os eventuais parceiros de cama e curtição. Rê Bordosa, para quem não teve a oportunidade de conhecê-la, era uma típica garota de classe média paulistana, solitária e com traços depressivos, que afogava suas mágoas e frustrações amorosas com muita cerveja, vodka e cigarro.

AngeliNesses momentos, afundava-se numa velha e suja banheira para sobreviver à ressaca ou avaliar os momentos vividos na noite anterior. As referências a Rê Bordosa aparecem no tempo passado pelo fato de Angeli tê-la "matado" no final da década de 80, no momento de maior popularidade da personagem. Os fãs lamentaram, mas sentiram-se reconfortados pelo realismo de seu fim previsível diante do desafio de sobreviver a mais uma noitada.

Com seu humor refinado e irônico, Angeli acabou por arrebatar uma legião de fãs femininas que viram em Rê Bordosa um dos retratos mais profundos do universo da mulher, com seus anseios, angústias e frustrações. Este livro é o primeiro volume da personagem a sair na coleção Sobras Completas, na qual serão editados ainda outros dois: Rê Bordosa, a Morte da Porraloca e Rê Bordosa, as Memórias da Porraloca.

Clique aqui para ver um depoimento de Angeli sobre a sua relação com Rê Bordosa.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA