Asterix é publicado pela primeira vez na Rússia
O invencível gaulês Asterix e seu inseparável companheiro Obelix, os personagens criados por René Goscinny e Albert Uderzo, estão sendo publicados pela primeira vez na Rússia, traduzidos ao idioma de Pushkin por admiradores incondicionais dos quadrinhos.
Livreiro e editor francês instalado na capital russa, Emmanuel Durand começou esta semana a distribuição de um primeiro álbum, Asterix e os Godos, em Moscou, São Petersburgo, Nijni Novgorod e Irkutsk, e espera prosseguir com a publicação de outros cinco títulos.
A primeira edição tem uma tiragem de 5 mil exemplares, quantidade modesta se comparada aos milhões de exemplares vendidos no mundo desde que apareceu o primeiro título da série, em 1961.
"Tive a idéia desta publicação há seis meses, quando conheci Mikhail Jachaturov, um fã incondicional dos quadrinhos e que já havia traduzido algumas histórias", explicou Durand, acrescentando que os tradutores adaptaram os nomes dos personagens e os jogos de palavras para o russo.
Durand explicou também que a decisão de publicar o quadrinho na Rússia foi incentivada pelo sucesso de bilheteria do filme de Claude Berri, Asterix e Obelix contra César, cuja exibição foi seguida imediatamente pelo surgimento de versões piratas de videogames e desenhos animados inspirados nos quadrinhos.