Brainstore divulga novos lançamentos
No dia 20 de agosto de 2001, Eloyr Pacheco, editor-chefe da Brainstore Editora, divulgou uma série de novidades para os próximos meses, durante o chat que aconteceu no UOL, promovido pelo site Heróis, da Editora Abril.
Eloyr também forneceu ao Universo HQ, algumas informações que não foram anunciadas no chat. Confira:
As principais notícias giram em torno dos lançamentos que a editora fará da DC Comics, um filão que, apesar do grande nome da editora americana, vem sendo pouco aproveitado no Brasil.
A primeira novidade será DC Millenium, nova revista mensal, em formatinho, que mostrará, inicialmente, aventuras de Impulso (Mark Waid e Humberto Ramos), Batman & Robin (Gerard Jones e Gene Ha) e O Quarto Mundo (argumentos e arte de John Byrne). Numa segunda etapa entrará no mix a saga Apocalipse Now, um crossover de Etrigan com o Lobo, com a participação do Vingador Fantasma.
Hitman volta às bancas 4 anos após sua estréia no Brasil (o personagem foi lançado aqui pela Editora Magnum, em 1997, e depois passou para a TEQ - Tudo em Quadrinhos), e em grande estilo: revista mensal em formato americano. Quanto à volta de Starman (que volta às bancas num crossover com Batman e Hellboy), o editor disse ainda haver algumas dúvidas para sua publicação.
Quem também ganhará uma revista mensal, em formato americano, sempre com duas histórias por edição (Hitman será nos mesmos moldes) será Lobo, o "flagelo das galáxias".
Além disso, a Brainstore criará o selo Anti-Heróis Universo DC, que publicará apenas edições fechadas, sem periodicidade fixa. O primeiro número trará o crossover entre Hitman e Lobo, de Garth Ennis (texto) e Doug Mahnke (desenhos); e o segundo contará a origem de Hitman (na verdade, um anual de Etrigan, onde o personagem fez sua primeira aparição), com roteiro de Ennis e desenhos John McCrea.
Histórias da série Elseworld, que na Brainstore foi rebatizada como Realidade Alternativa (na Abril e na Mythos adota-se o termo Túnel do Tempo) também estão nos planos. Batman - Haunted Gotham, Superman - Metropolis, Batman - Masque e Batman of Arkham serão os próximos a chegarem às bancas.
E tem mais! Sandman #10 (com introdução de Clive Barker), Preacher #9 e Hellblazer - Noções Perversas (mini-série em duas edições, de Eddie Campbell e Sean Philips) serão lançadas em breve. Falando no Mestre dos Sonhos, também está nos planos republicar o arco de histórias Prelúdios e Noturnos (números 1 ao 7) em edição encadernada. As negociações com a DC já começaram. Ainda sobre Lorde Morpheus, novas edições da série Sandman Apresenta serão publicadas, como Sandman Presents Love Street.
E, dando continuidade à publicações da linha Vertigo, foram anunciados Transmetropolitan (Warren Ellis) e Os Invisíveis (Grant Morrison). A primeira continua a partir de onde parou a mini-série da TEQ - Tudo em Quadrinhos; e a segunda será republicada desde o número 1.
Importante: Sandman, Preacher, Transmetropolitan (Warren Ellis) e Os Invisíveis serão vendidas apenas nas bancas e Comic Shops lojas integrantes do HQ Club.
Cyberella foi mesmo suspensa. "Cyberella, infelizmente, foi um fracasso comercial. Por enquanto, esse título está suspenso. Não gostamos disso, mas como o público não aceitou o material, foi um sinal para darmos um tempo (longo, por sinal). A mini-série parou no número 3, e ia até o 8", explicou Eloyr.
Batgirl & Ghost teve boas vendas, o que despertou o interesse da Brainstore em publicar novos materiais em formatinho. Ele revelou que os leitores reagiram de maneiras bem diferentes. "As reações foram as mais controversas: enquanto alguns odiaram, outros sugeriram publicar material da Vertigo no mesmo formato", revelou.
O editor também falou sobre a quadrinização de O Planeta dos Macacos e a sua importância. "Planeta dos Macacos é o nosso 'garoto propaganda' no momento. Editar a revista foi muito legal, e estamos preparando terreno para lançar a nova mini-série The Human War até o final do ano", declarou.
A relação com a Dark Horse parece ter se fortalecido com o lançamento de Planeta dos Macacos, e a editora anunciou Spy Boy (argumentos de Peter David e desenhos de Pop Mahn) para breve, em formatinho.
Sobre quadrinhos nacionais, a Brainstore não tem planos para o momento, além da revista Canalha.