Casa do Psicólogo lança dois livros relacionados a quadrinhos
O que histórias em quadrinhos e psicologia têm em comum? Se você respondeu "nada", errou! Para comprovar isso, basta dizer que a Editora Casa do Psicólogo lançou dois livros relacionando os dois temas, aparentemente tão díspares.
Psicologia e História em Quadrinhos (168 páginas, R$ 20,00), do psiquiatra Francisco B. Assumpção Jr. é um livro que, como o próprio autor menciona na introdução, não pretende ser um trabalho científico. A idéia de escrevê-lo surgiu do seu interesse pelas HQs, desde a infância, passando pela adolescência, mas sempre pautado pelo contato direto com algumas publicações e heróis bastante populares.
Segundo o autor, a intenção foi fazer algo "despretensioso, mas que possibilitasse uma dupla viagem - ao reino encantado das histórias em quadrinhos e ao reino (ainda mais mágico) do psiquismo humano."
O resultado é uma curiosa análise, dividida em tópicos, abordando diversos personagens famosos, como Jane Pouca Roupa, Betty Boop, Vampirella, Flash Gordon, Super-Homem, Batman, Ferdinando, Barbarella, Valentina e outros.
O segundo livro, de charges, é No Divã do Dr. Fritz (172 páginas, R$ 20,00), de Noé Marchevsky, um médico e psicanalista que, quando estudante, desenhava com freqüência, paixão que retomou, muitos anos depois, nos intervalos de consultório e nos finais de semana. Assim, nasceu o Dr. Fritz, o protagonista de suas piadas.
O cenário de suas charges é o da psicanálise e os atores são os seres humanos, com seus conflitos, inseguranças, dificuldades e medos. Tudo isso retratado com muito humor.
Psicologia e História em Quadrinhos e No Divã do Dr. Fritz são duas provas de que, assim como a mente humana, o universo das histórias em quadrinhos ainda tem muito a ser explorado.