Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Caso Miracleman continua sem solução

1 dezembro 2001

Neil GaimanEm seu site oficial, Neil Gaiman postou uma conversa que teve com o editor-chefe da Marvel, Joe Quesada, sobre a briga pelos direitos do personagem Miracleman. E fez comentários sobre uma proposta que McFarlane teria feito. Parece que esse assunto não termina tão cedo. Confira:

"Há algumas noites conversei com Joe Quesada, editor-chefe da Marvel. 'Todd McFarlane pediu para lhe dizer que, sobre o assunto Miracleman, ele irá com tudo', me disse Quesada. 'Entretanto, ele me falou para dizer para você que se quiser pode encontrar com ele em sua sala, de homem para homem, e negociar um acordo. E me fez prometer dizer o seguinte: se Neil negar, Todd vai a público com toda a sujeira que puder encontrar de Neil, e seus fãs não gostarão mais dele'.

Assim, os últimos fragmentos de respeito que ainda tinha por McFarlane foram embora.

Tenho sentido quase pena por ele recentemente. Suas revistas não vendem, seus brinquedos também não, sua companhia está implodindo e alguns de seus empregados mais antigos e confiáveis saíram ou estão saindo. Até mesmo suas bolas de baseball estão diminuindo de preço.

Então, eu decidi parar de ter pena dele também.

Não tenho a menor vontade de entrar em uma sala com McFarlane nem de um papo 'de homem para homem', porque já fiz isso uma vez, em maio de 1997. Chegamos a um acordo, e então colocamos tudo por escrito, em troca das coisas que criei para ele. Em três meses, ele começou a renegar cada parte do acordo (apesar de ter demorado um pouco para eu descobrir isso). Por que outro papo 'de homem para homem' seria diferente?

Mas vendo que ofertas estão sendo feitas...

Ei, Todd, se você estiver lendo isso, aqui está o que eu diria se nos encontrássemos em uma sala...

1) Você concorda em cumprir o acordo de maio de 1997 (é, aquele que você concordou que me passaria sua parte sobre Miracleman, em troca da minha parte de tudo que criei pra você, como Cogliostro e Spawn Medieval. Lembra?).

2) Você paga todas as somas de dinheiro daquele acordo, depois de pagar uma auditoria independente, para termos certeza de que os números estão corretos.

3) Você paga todas as despesas legais que eu tive até agora por tentar resolver tudo isso.

4)Você faz uma retratação pública (pode ser por escrito, online ou em páginas de revistas como CBG ou Wizard).

5) Você faz uma robusta doação para a Comic Book Legal Defense Fund (alguns anos atrás, eu disse um milhão, talvez meio milhão. Atualmente, não está claro se você ainda tem essa quantia, então, o valor é negociável. Todavia, tem que ser uma doação séria).

...

Aí está."

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA