Começa o 12º Festival de Banda Desenhada de Amadora, em Portugal
A 12ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) abre as suas portas no dia 19 de outubro, em Portugal. Até dia 4 de Novembro, a Banda Desenhada (maneira como são conhecidos os quadrinhos neste país) transforma a cidade de Amadora na capital portuguesa da nona arte.
Mais uma vez, o Festival acolherá um leque variado e diversificado de exposições (de autores nacionais e estrangeiros) que confirmam este evento como o mais prestigiado do gênero em Portugal. Além das exposições, o FIBDA terá também as presenças de conceituados desenhistas e roteiristas.
Tendo como tema central as "Confluências e Influências Externas na BD Portuguesa", o evento realizará uma exposição base e central sobre este assunto.
Entre as várias exposições, destaque para duas de autores portugueses: José Ruy (autor homenageado) e Miguel Rocha (autor em destaque).
Aumentando as fronteiras da banda desenhada, haverá espaços dedicados a outras artes que lhe estão próximas, com mais uma edição do CinemAnimação (com a exibição de vários filmes, como Blade 2, Planeta dos Macacos, Inteligência Artificial, O Caminho para El Dorado, O Regresso da Múmia, O Tigre e o Dragão, Final Fantasy, Shrek, Tomb Raider e outros) e com os pólos de Ilustração e Cartoon.
O objetivo do evento é mostrar, em nível internacional, o se tem feito na banda desenhada portuguesa, além de incentivar a produção, à procura de novas tendências artísticas. Por isso, o FIBDA apresentará várias sensibilidades desta arte para os vários públicos (infantil, juvenil e adulto).
O Brasil estará presente no festival, através da Devir (editora que atua nos dois países), que confirmou a presença de Laerte entre os fãs portugueses. O autor está tendo suas tiras publicadas pelo jornal lusitano Diário de Notícias, além de ter seus álbuns lançados pela Devir.