Comprovado: quadrinhos colaboram com o desenvolvimento educacional
Conforme publicado no jornal O Estado de São Paulo, a Universidade de Brasília realizou uma pesquisa chamada Retrato da Escola, a pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. O objetivo foi analisar fatores que afetam a qualidade de ensino.
A pesquisa trouxe como resultado que os alunos que lêem gibis têm melhor desempenho escolar do que aqueles que usam apenas o livro didático. Em alguns casos, o beneficio obtido com a leitura de histórias em quadrinhos é maior do que o existente quando há contato dos estudantes somente com livros ou revistas.
Foi comprovado entre os estudantes da 4° série da rede pública que o gibi quase dobra a performance do aluno, sendo que entre os que acompanham quadrinhos, o percentual das melhores notas nas provas do MEC foi de 17,1%, contra 9,9% entre os que não lêem.
Portanto, fica confirmado, para insatisfação de todos aqueles que têm, ao longo dos tempos, criticado, menosprezado ou visto os quadrinhos como algo supérfluo, a importância deste meio como incentivador da leitura e da cultura, e também como forte auxiliar na educação.