Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Matérias

Conrad lança Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro

8 fevereiro 2002

Fonte: Press release

Como Uma Luva de Veludo Moldada em FerroChega ao Brasil, pela Conrad Editora, Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro (formato 17 x 26 cm, 144 páginas, R$ 33,00), a primeira história em quadrinhos de Daniel Clowes, um dos nomes mais significativos dos quadrinhos alternativos norte-americanos e considerado por muitos o sucessor de Robert Crumb como o grande mestre da HQ underground.

A narrativa surreal e atmosfera noir de suas histórias têm influenciado toda uma geração de cartunistas e artistas gráficos.

Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro, rendeu ao cartunista inúmeras comparações a David Lynch e sua série televisiva Twin Peaks.

Publicada originalmente em dez capítulos (entre 1989 e 1993), na revista Eightball, a obra é uma caricatura cruel dos valores contemporâneos e o vazio existencial da cultura pop nos Estados Unidos.

O ponto de partida da história é a lenda urbana de snuff films, segundo a qual filmes mostrando assassinatos reais e com requintes de crueldade são produzidos e distribuídos comercialmente. Não existem provas de sua existência, mas ainda assim eles fazem parte do imaginário norte-americano. O assunto foi explorado na produção hollywoodiana 8 mm, com Nicolas Cage.

Em Como Uma Luva... o personagem central Clay Loudemilk tenta desvendar os mistérios por trás de um filme de sadomasoquismo estrelado por sua ex-namorada. A busca pelo amor perdido o leva ao encontro de uma galeria de personagens bizarros, como dois policiais sádicos, uma sensual mulher suburbana e sua filha mutante e o fanático líder de um culto "espiritual" claramente inspirado na figura de Charles Manson.

Como Uma Luva... já foi descrita como "uma assustadora jornada pela loucura". É, na verdade, uma história policial cheia de reviravoltas narrativas, muitos toques grotescos e momentos de puro horror. Entre freaks, extraterrestres, gurus e pornógrafos, Clowes apropria-se do inconsciente coletivo dos Estados Unidos e inventa suas próprias teorias de conspiração.

Sobre o autor - Daniel Clowes nasceu em Chicago em 14 de abril de 1961. Estudou arte no Pratt Institute, no Brooklyn, em Nova York, e estreou como cartunista com uma história na revista Love & Rockets (de Jaime e Gilbert Hernandez). Em 1985, começou a publicar a série Lloyd Llewellyn, pela mesma editora dos irmãos Hernandez, a Fantagraphics Books, pela qual lançou também a revista Eightball, atualmente no número 22.

Seu estilo é fortemente influenciado por quadrinhos policiais e de ficção científica publicados na década de 1950, mas seu trabalho vai além das HQs. Entre outras coisas, ele desenhou o mascote do selo Sub Pop ("Punky"), capas de discos das bandas Supersuckers e Urge Overkill e a animação do clipe I Don't Wanna Grow Up, dos Ramones. Ano passado sua série Ghost World foi levada ao cinema pela MGM e o diretor Terry Zwigoff (de Crumb), com produção executiva de John Malkovich. Clowes assina o roteiro e a direção de arte do filme.

Daniel Clowes vive em Berkeley com a sua segunda esposa, Erika.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA