Curso de história em quadrinhos e colorização digital
De 13 de agosto a 12 de setembro de 2001, o arquiteto e cartunista Newton Foot ministrará um curso básico intitulado Histórias em Quadrinhos e Colorização Digital, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU (Rua do Lago, 876 - Cidade Universitária - São Paulo - SP). O artista abordará desde a elaboração do roteiro até a utilização do software Photoshop na colorização dos trabalhos.
As aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, das 17h15min às 20h15min. Ao todo, são 30 horas de duração. O curso é oferecido pela Fundação para a Pesquisa Ambiental - Fupam, órgão ligado à FAU. São apenas 18 vagas (dois alunos por computador) e a inscrição custa R$ 367,00. Informações pelo telefone 0XX-11-3818.4516 ou pelo e-mail cursos@fupam.com.br.
Newton Foot estreou nos quadrinhos em 1987, quando começou a colaborar na revista Níquel Náusea, de Fernando Gonsales, além de fazer parte da equipe editorial da revista Animal. Também publicou na revista Chiclete com Banana. Em 1992, realizou para o grupo de teatro Ponkã, em parceria com Paulo Barreto, a adaptação para quadrinhos da peça infantil Momotaro, o Menino Pêssego. Foi seu primeiro trabalho feito com recursos de computação gráfica.
Fez roteiros para o programa infantil TV Colosso, exibido pela Rede Globo, em 1993. Participou recentemente de exposições de quadrinhos brasileiros em Haarlem (Holanda), Lisboa (Portugal) e Roma (Itália). Recebeu prêmios como o Troféu Ângelo Agostini (1987) e o Troféu HQ Mix (1993 e 1996).
No momento, adapta para os quadrinhos o livro Cartas Chilenas, do inconfidente mineiro Tomás Antônio Gonzaga. Também participa do projeto Literatura², que visa transpor também obras de Machado de Assis para a arte seqüencial.