Dark Horse lança novo álbum de Will Eisner
A parceria entre Will Eisner e Dark Horse nasceu em 1999, quando começou a ser feito um projeto chamado Last Day in Vietnam, que agora está sendo trazido ao Brasil pela Devir. Este mês, a editora lançará uma nova obra de Eisner, chamada Shop Talk. Mas não se trata de uma graphic novel. Na verdade, é um livro de 250 páginas, produzido pelo criador de 83 anos, com onze entrevistas que ele conduziu com outros criadores de renome.
Essas entrevistas foram publicadas no final de década de 70 e início da década de 80, dentro da revista The Spirit Magazine. Agora, o livro faz uma coletânea desses bate-papos de Eisner com nomes como Milton Caniff, Gil Kane, Harvey Kurtzman, Joe Kubert, Jack Davis, C.C. Beck, Neal Adams, Jack Kirby, Joe Simon e Phil Seuling, o único da lista que não é artista.
Seuling morreu em 1980, e foi quem criou o conceito de distribuição chamado direct market (mercado direto), a maneira como as revistas são vendidas nos Estados Unidos, até hoje (apenas em lojas especializadas, e não em banca de revistas, através de pedidos dos vendedores; dessa forma, as editoras não precisam se preocupar com o encalhe). Ele foi também a primeira pessoa a organizar uma convenção, com participação de editores, escritores, desenhistas e fãs.
A entrevista com Jack Kirby já chegou a ser publicada no Brasil, na revista Spirit Magazine, publicada em 1997 pela extinta editora Metal Pesado.
"Originalmente, a idéia me surgiu depois de uma conversa com Milton Caniff", explica Eisner. "Estávamos falando sobre o fato de várias entrevistas que ele concedeu a jornalistas terem sido estúpidas. Eles não faziam boas perguntas, e não sabiam muito sobre a indústria. Aí, eu disse que gostaria de produzir uma série de entrevistas, ou conversas, como as que costumávamos ter. Então, Milton falou que ficaria feliz em ser o primeiro".
Para ele, essas entrevistas são valem mais do que uma mera curiosidade para outros artistas e fãs. "Elas reforçam o sentimento que sempre tive sobre o fato de que quadrinhos são uma forma válida de literatura", disse. "Quando se conversa com caras como Joe Kubert e Jack Kirby, você fica com a sensação de que faz parte de um grupo de gigantes, pois é exatamente isso que eles são".
Shop Talk não tem previsão de lançamento para o Brasil.