Confins do Universo 212 - Eternauta, um quadrinho para a eternidade
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

DC Comics anuncia completa reestruturação editorial

14 fevereiro 2002

Jenette KahnDepois das mudanças na Marvel, chegou a vez da DC Comics fazer mudanças completas em seu departamento editorial. Mas, diferentemente da "Casa das Idéias", a DC não chegou com nomes novos, mas sim alterações de cargos de editores atuais.

Karen Berger, antiga editora executiva da Vertigo, foi promovida para vice-presidente da linha de histórias adultas da editora. Já Mike Carlin, que ocupava o cargo de editor executivo do Universo DC, é agora vice-presidente do Universo DC. Dan DiDio, ex-vice-presidente sênior para assuntos criativos e entretenimento, agora é o novo vice-presidente editorial. DiDio trabalhará com toda a equipe editorial sob todos os selos da DC, com aquisições de projetos e tentando manter a editora no caminho de inovação criativa.

Mas a maior mudança ainda estava por vir. Poucos dias depois, Barry M. Meyer (presidente da Warner Bros. - a DC é uma divisão da Warner) anunciou que Jenette Kahn, a editora-chefe e presidente da DC Comics nos últimos 21 anos, deixará seu cargo no final do ano para se dedicar a outros projetos, entre eles a publicação de seu primeira romance.

"Kahn era a força criativa motriz por trás do crescimento de uma pequena companhia de quadrinhos até virar uma casa multibilionária de alguns dos mais reconhecidos ícones do mundo (Batman, Super-Homem, Mulher-Maravilha, para mencionar alguns). Ela se juntou à DC em 1976 como editora e, cinco anos depois, foi promovida para presidente e editora-chefe, posto que ocupa desde então", dizia a declaração oficial.

Jenette Kahn foi a maior força feminina dentro da indústria de quadrinhos. "Depois de mais de um quarto de século na DC, entendemos completamente o desejo de Jenette em focar suas energias e sua liderança visionária em outros projetos. Enquanto nós sentiremos muita falta dela e de suas maravilhosas contribuições, desejamos apenas o melhor", reiterou Meyer.

"Sinto que realizei quase tudo o que pretendia na DC Comics", disse Kahn. "Estou ansiosa para embarcar em novos desafios, mas não deixarei a editora sem deixar para trás uma grande parte de mim mesma. Eu amo a DC com todo o coração, seus valores e seu pioneirismo, reinventando e ajudando a transformar os quadrinhos em uma forma legítima de arte. E, mais que tudo, as pessoas que fazem e fizeram parte dessa família. Por sorte, minha partida é iluminada, por saber que a editora ficará nas mãos de Paul Levitz, o mais talentoso dos colegas, e com os melhores aliados e amigos".

Paul LevitzIsso mesmo! Em seu lugar, assumirá justamente Paul Levitz, ex-vice-presidente e editor executivo. Entretanto, ele continuará com seus deveres atuais durante um período de transição. Levitz servirá também como ligação entre a DC e todas as demais divisões da Warner.

"A DC tem sido uma importante parte de minha vida desde que aprendi a ler, e ainda mais nos últimos 30 anos em que trabalhei com os maiores personagens de fantasia. Estou honrado por Barry Meyer ter me escolhido para o posto de minha colega de trabalho e amiga de longa data, Jenette Kahn. Vou tentar continuar construindo as tradições dessa companhia tão especial", declarou Levitz.

Paul Levitz é conhecido por criar polêmicas, principalmente quando o assunto é censura. Ele chegou a "tesourar" algumas obras, o que não deixou seus autores muito felizes. Algumas delas foram uma propaganda de As Aventuras da Liga Extraordinária, de Alan Moore, o Monstro do Pântano, de Rick Veitch e Letitia Lerner, Superman's Baby Sitter, de Kyle Baker, que mais tarde ganharia dois prêmios no Eisner Award em 2000.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA