DC Comics planeja projeto beneficente para equipes de resgate
A DC Comics está preparando um projeto beneficente para ajudar as equipes de resgate que trabalham nos escombros do World Trade Center e do Pentágono desde o dia 11 de setembro, quando aconteceram os atentados terroristas.
Segundo as primeiras descrições da editora para profissionais da área, este projeto será realizado em parceria com outras editoras - como Dark Horse e Image - além do apoio da gráfica Quebecor, da distribuidora Diamond e da revista Wizard. O formato ainda não foi anunciado. Pode ser lançado como parte de um conjunto dos projetos já anunciados da Dark Horse, Oni Press, Image, Chaos! Comics e Top Shelf; ou todos esses materiais sendo vendidos juntos.
A DC descreveu seu objetivo com o projeto da seguinte maneira. "Esperamos usar os quadrinhos para localizar pessoas. Contar histórias de heroísmo e a habilidade do espírito humano de triunfar sobre as adversidades. Exaltar as virtudes do sonho americano, incluindo o way of life, e lembrar que o preço da liberdade é alto".
A carta diz ainda. "O poder da história e da arte é dar significado à vida. Através das histórias que contamos, das vidas que celebramos, e das perguntas que formulamos, podemos ajudar a fazer essa tragédia mais suportável. Através das figuras que criamos, podemos capturar imagens que nenhuma palavra pode descrever".
As histórias desse projeto vão utilizar personagens e estilos que representam as diversas linhas da editora, desde os super-heróis do Universo DC, passando pela WildStorm e Vertigo, até chegar à revista MAD. Eles querem ainda dar a oportunidade a todos os criadores e artistas do mercado de participarem, mas, devido aos problemas do tamanho da publicação, será dada preferência para quem trabalha ou já trabalhou em seus títulos (nota do UHQ: o que praticamente não limita as opções, já que a grande maioria dos profissionais já atuou na editora).
O objetivo é que a edição possa chegar ao maior número possível de pessoas, desde crianças até idosos. "Vamos criar algo que não apenas ajudará quem precisa de recursos financeiros, mas também de necessidade espiritual. Vamos fazer algo para ser lembrado".
O projeto será formado de pequenos contos e algumas histórias maiores, além de alguns pin-ups. As artes originais deverão ser doadas para angariar mais fundos. A DC planeja doar 100% de seu lucro para instituições, e os valores que seriam pagos para os profissionais (escritores, artistas, coloristas e letreristas) também seguiriam o mesmo caminho.
As seis instituições a receber as doações serão a Cruz Vermelha Americana, Fundo dos Bombeiros de Nova York, Fundo de Socorro ao World Trade Center de Nova York, Fundo 11 de Setembro (criado pela comunidade de Nova York), Fundo Nacional de Sobreviventes e Fundo das Torres Gêmeas.
Paul Levitz será o encarregado de editar o lançamento, juntamente com outros editores.
Mesmo aguardando um anúncio oficial da DC, alguns nomes já mencionados no projeto são Colleen Doran, Cully Hamner, Kurt Busiek e Brent Anderson.