Detalhes sobre o universo mangá da Marvel
Em janeiro de 2002, a Marvel apresentará um evento onde os seus personagens serão transportados para o mangá, como você já ficou sabendo no Universo HQ. Agora, o site Newsarama divulgou mais detalhes e imagens desse projeto, que promete criar polêmica entre os leitores.
A premissa é simples. Todos os heróis terão novas versões, como se tivessem sido criados especialmente para os mangás (quadrinhos japoneses). É o Mangaverse.
De acordo com o co-editor Brian Smith, Joe Quesada estava pensando em fazer algo do gênero, mas não havia nada de concreto. Tudo começou a se encaminhar quando Ben Dunn, editor da Antartic Press, entrou em contado com o editor-chefe da Marvel, querendo fazer algo diferente com os personagens da "Casa das Idéias".
Para Dunn, o projeto é a combinação de duas influências criativas: quadrinhos americanos e japoneses. O próprio criador recebeu uma influência muito grande do mangá, como pode ser visto em alguns de seus trabalhos, como Ninja High School e Mighty Tiny.
"Minha primeira idéia era recriar cada um dos principais personagens da Marvel como se eles tivessem sido criados por um artista de mangá. Então, fiz a proposta e mandei para o Joe Quesada, mesmo achando que não teria qualquer chance real de ver tudo sendo produzido", explica Ben Dunn. "Fiz seis projetos, que incluíam o Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Thor, X-Men, Hulk e Homem de Ferro. Para minha surpresa, retornou meu e-mail dando luz verde. Fiquei muito entusiasmado. Ele me deu dois grandes editores, Ralph Macchio e Brian Smith, que me ajudaram a desenvolver o conceito".
Dunn produzirá a primeira e a última revista do projeto, num total de oito. As outras seis serão feitas por outros criadores, sempre supervisionados por Dunn, e apresentarão as versões mangás dos heróis. Confira quais serão eles:
- X-Men: Equinox (argumentos de C.B. Cebluski e arte de Jeff Matsuda) - "Para os X-Men, eu procurei inspiração mais na cultura, história e literatura japonesa do que nos animes e mangás", revela Cebluski. "Tentei juntar tudo isso e criar os X-Men. Irmandade, traição, magia, religião... X-Men: Equinox terá vários elementos diferentes, combinados em uma história coerente e muito legal dos mutantes. Os integrantes do grupo serão Wolverine, Ciclope, Tempestade, Vampira, Jean Grey, Fera e Noturno".
- Justiceiro (argumentos de Peter David e arte de Lea Hernandez) - Nessa nova versão, o Justiceiro - ou melhor, a Justiceira - será uma estudante japonesa. David diz que a nova heroína não deixará por menos, e vai castigar mesmo os vilões.
- Quarteto Fantástico (argumentos de Adam Warren e arte de Keron Grant) - "Absolutamente incrível", descreveu Smith.
- Avengers Assemble (produzido pelo Estúdio Udon) - A nova versão dos Vingadores também será bem diferente da tradicional. "Eles se juntam para formar um robô gigante", descreve o co-editor. Será bem ao estilo dos seriados japoneses, como Changemen e afins. O estúdio disse que Ken Siu-Chong escreverá a aventura, e os desenhos ficarão por conta de Alvin Lee, Arnold Tsang, Omar Dogan e Shane Law.
- Homem-Aranha (argumentos e arte de Kaare Andrews) - O herói aracnídeo será um ninja adolescente, e não terá poderes de aranha. Tudo que tem é uma grande habilidade de ninja, e usa garras nas mãos. Seu inimigo é Venom, um grande samurai.
- Journey Into Mystery (argumentos e arte de Chuck Austen) - Reunirá o Motoqueiro Fantasma e personagens de terror que a Marvel usava muito na década de 1970. Entre eles, o Lobisomem e Daimon Hellstrom, o filho de Satã. Segundo Smith, eles serão irmãos em suas versões mangá.
"Nós crescemos vendo programas com equipes lutando contra monstros e robôs gigantes", disse Ko. "Então, resolvemos seguir esse caminho. Mostrará muita tecnologia, e os leitores ficarão surpresos com o que virá". Os Vingadores serão liderados por um misterioso homem chamado Tony Stark, e correm contra o tempo para recuperar as armas mais poderosas da Terra, antes que Apocalipse e seus quatro cavaleiros as encontrem. Os personagens que farão parte da equipe são: Homem de Ferro, Capitão América, Feiticeira Escarlate, Visão e Gavião Arqueiro.
O Mangaverse ainda apresentará mais um personagem: o Hulk. Os editores compararam o Gigante Esmeralda com Godzilla. "A primeira edição será basicamente com ele. É um monstro com quase 7 metros de altura. A premissa básica envolve um mundo faminto por energia. É tão grande o desespero, que um poço de energia é construído, de onde se espera ter uma fonte ilimitada na Zona Negativa. E apenas o cientista Bruce Banner pode lidar com isso".
Outras novidades serão o Namor e a Hydra juntos, querendo dominar o mundo, Homem-Formiga como um astro do rock e um super cientista; e o Homem de Ferro sendo uma mulher.
Depois de janeiro, não existem planos imediatos para a retomada deste conceito. Mas tudo depende, claro, de como os fãs vão reagir à novidade. Se gostarem, novas histórias poderão ser produzidas. Brian Smith já disse que adoraria que isso ocorresse.