Devir co-edita com o CNBDI, de Amadora, catálogo sobre a obra de Alan Moore
Por Sérgio Codespoti
Está acontecendo, em Portugal, a exposição Argumentos, um dos destaques do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, dedicada à obra de Alan Moore, autor de Watchmen, Big Numbers, A Piada Mortal, V de Vingança, Do inferno e tantas outras histórias.
A exposição começou no dia 20 de setembro, contando com a participação de David Lloyd e Kevin O'Neill, e deve ficar aberta ao público até 31 de dezembro, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem. São mais de 150 originais de diversos artistas que colaboraram com Moore (como Melinda Gebbie, em Lost Girls; Kevin O'Neill, em A Liga Extraordinária; Rick Veitch, em Monstro do Pântano e Miracleman; Eddie Campbell, em Do Inferno; David Lloyd, em V de Vingança) em mais de 30 HQs.
A Devir Portugal, em parceria com o CNBDI, participou da elaboração e edição do catálogo da exposição. A luxuosa publicação (80 páginas, 24 x 25 cm) inclui textos e reprodução de inúmeras páginas de suas HQs, história da carreira deste importante autor, declarações e até mesmo um dossiê escrito por Pedro Mota. Há também textos de Rick Veitch e David Soares, e uma bibliografia.
A exposição e o catálogo são uma referência histórica importante, sobre este autor inglês que tanto influenciou os quadrinhos.
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora começa no dia 18 de outubro e se encerra no dia 3 de novembro. Na abertura do evento estarão presentes Rick Veitch, Melinda Gebbie, Jose Villarubia e Oscar Zarate.
O catálogo, que custa 15,95 euros (R$ 53,30), não tem previsão de chegar ao Brasil, mas pode ser encomendado diretamente com a Devir Portugal.